Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

19 jan 2022

As férias de janeiro costumam ser um dos momentos mais aguardados pelos pequenos ao longo do ano. Assim como os adultos, as crianças também precisam de um tempo de descanso para que possam relaxar da rotina com horários rígidos, tarefas de casa e atividades extracurriculares.

É durante as férias que as crianças têm maiores condições de absorver tudo o que aprenderam ao longo do período escolar, uma vez que o ócio e as brincadeiras ajudam a fixar os conteúdos no inconsciente das crianças, além de trabalharem a imaginação, a criatividade e a autonomia.

Porém, as férias costumam trazer um grande dilema para os pais, que é o de não poderem se ausentar do trabalho por um período tão longo, tendo de dividir a atenção dedicada aos pequenos com os afazeres domésticos e as obrigações de trabalho.

A boa notícia é que com organização, planejamento e criatividade é possível desfrutar de um tempo de qualidade com as crianças, mas sem deixar de lado o trabalho ou as tarefas de casa.

Por que investir em tempo de qualidade com o seu filho nas férias de janeiro?

Tempo de qualidade é um período em que dedicamos totalmente a nossa atenção a algo ou alguém. Então, passar um tempo de qualidade com a família significa estar realmente presente durante alguns momentos do dia, sem se distrair com e-mails do trabalho ou redes sociais.

Além da oportunidade de estreitar as relações, essa dinâmica traz uma série de benefícios. Entre elas podemos citar a oportunidade de estabelecer diálogos valiosos, o aumento da confiança e a criação de memórias afetivas.

O tempo de qualidade também contribui para o desenvolvimento das crianças, ajudando a criar referenciais positivos na mente dos pequenos, aumentando a autoestima e a inteligência emocional infantil.

Como o próprio nome já diz, neste caso deve prevalecer a qualidade sobre a quantidade. Não importa se você tem 1 hora, 30 minutos ou apenas 15 minutos para se dedicar às crianças. O que vale é aproveitar ao máximo o tempo disponível na companhia dos pequenos.

Férias de janeiro: 4 dicas de atividades lúdicas para crianças pequenas

Geralmente as atividades caseiras tendem a não prender tanto a atenção dos pequenos, por isso é importante propor brincadeiras que de fato envolvam as crianças. Outro ponto importante é pensar em atividades que desenvolvam a memória, a concentração, a criatividade e a alfabetização. Isso é válido para que as crianças não se sintam desmotivadas no retorno às aulas.

Vamos então conferir algumas dicas de atividades lúdicas para crianças de até 5 anos?

Feira de artes

Comece a estimular a veia artística dos seus filhos com tintas naturais, que podem ser a água da beterraba cozida ou de algum legume preparado com açafrão. Você também pode oferecer tinta guache, lápis de cor e giz de cera aos pequenos. Se preferir, sugira temas para que as crianças desenhem. No final de semana, é possível prender os desenhos em um barbante na parede e criar uma exposição de arte dentro de casa.

Gincana de cores, texturas e sabores

Peça para que a criança encontre objetos específicos e leve-os até você em um determinado período de tempo. Por exemplo: um brinquedo amarelo, uma comida salgada ou um objeto áspero. A cada rodada, você pode alternar as características principais.

 Brincadeira reciclável

Nas mãos das crianças, tudo vira brinquedo. Então, separe o que você tem em casa e permita que a criança estimule a imaginação e crie seus próprios brinquedos. Você pode separar embalagens de papelão, caixas de ovos, potes plásticos e rolos de papel higiênico. As suas roupas e acessórios também podem fazer a alegria dos pequenos.

Circuito de obstáculos

Para trabalhar a coordenação motora dos pequenos, separe almofadas, cadeiras, pufes e alguns brinquedos e crie um circuito com obstáculos. Crie regras para que a criança se movimente naquele espaço, por exemplo: passar pelas almofadas num pé só, engatinhar embaixo da cadeira, passar por cima do pufe, etc. Ao longo do tempo, você pode ir alternando os desafios para que a criança seja cada vez mais estimulada.

6 brincadeiras para estimular a criatividade de crianças entre 5 e 10 anos

Seus filhos estão um pouco maiores? Sem problemas, nós também preparamos uma lista de atividades que estimulam a criatividade das crianças mais crescidinhas. Confira:

Sessão de cinema

Assistir filmes é um programa coringa para os momentos de lazer. Para deixar a hora do cinema em casa mais divertida é possível fazer maratonas temáticas – a cada dia da semana, um filme diferente de super-heróis, por exemplo. Não se esqueça de criar um ambiente bem confortável, com almofadas e comidinhas gostosas.

Caça ao tesouro

Escreva charadas que levem a determinados cômodos ou objetos dentro de casa e defina um tempo para a criança desvendar todas elas. Para garantir que a brincadeira seja bastante prazerosa, o tesouro pode ser uma experiência, como um passeio escolhido pela criança.

Chefs mirins

Cozinhar com os pequenos é uma brincadeira e tanto! Ela ajuda a explorar os sentidos, desenvolver a autonomia e estimular o paladar. Para garantir diversão com segurança, o ideal é escolher receitas que não envolvam a utilização de facas ou de riscos com o fogo do fogão. Que tal uma fornada de biscoitos ou um bolo?

Momentos de leitura

A leitura deve ser estimulada também no período de férias, afinal, trabalha diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Uma dica para estimular a criança a fixar aquilo que leu é pedir que ela faça um desenho da história. Vocês também podem montar um teatrinho sobre o tema e apresentar para os vizinhos ou os avós.

Horta caseira

Até mesmo quem mora em apartamento pode montar uma hortinha. Quando as crianças participam dessa atividade, conseguem aprender mais sobre a natureza, exercitar a paciência e a responsabilidade.

 Jogos do passado

Uma boa maneira de criar uma conexão com os filhos e apresentar a eles as brincadeiras da sua época. Podem ser jogos físicos – damas, gamão, resta-um, pega varetas – ou atividades como polícia e ladrão, pique esconde, gato mia, o mestre mandou, etc.

Como organizar a agenda dos pais e dos filhos para se divertirem juntos nas férias de janeiro

Para que as crianças aproveitem as férias e os pais não sejam prejudicados no trabalho, montar um planejamento para esse período é uma estratégia interessante.

Em uma cartolina ou em um quadro, é possível definir os dias e horários dedicados às tarefas obrigatórias dentro de casa – arrumar a própria cama, lavar a louça, varrer o chão ou arrumar seus brinquedos – e também o tempo voltado para as brincadeiras.

Entre as brincadeiras, vale elencar mais de uma opção, para que a criança defina como quer se divertir, ou até mesmo criar um pote de brincadeiras. Aqui, a ideia é pedir que a criança anote algumas atividades em pedacinhos de papel e coloque-os dobrados dentro de um potinho. Diariamente, ela pode tirar dali um deles e descobrir na hora qual será a sua atividade de lazer do dia.

Caso o orçamento permita, outra possibilidade é organizar com os vizinhos a contratação de um recreador para entreter as crianças durante um ou dois dias da semana com atividades voltadas a diferentes faixas etárias. Essa é uma solução especialmente interessante para quem mora em condomínio.

3 cuidados para evitar incidentes com as crianças nas férias de janeiro

Uma pesquisa da ONG Criança Segura apontou que 90% dos acidentes domésticos podem ser evitados com medidas simples de prevenção. Confira abaixo algumas delas:

Faça uma inspeção dentro de casa

Casas com crianças costumam ter uma estrutura segura para evitar acidentes – porta tomadas, telas nas janelas, barreiras nas escadas, etc – mas com os pequenos passando mais tempo dentro de casa, vale fazer uma dupla inspeção. É importante se certificar, por exemplo, de que produtos perigosos como facas, medicamentos e produtos de limpeza não estejam ao alcance das crianças.

De olho nos brinquedos

Procure nos brinquedos possíveis defeitos que possam machucar os pequenos, como partes quebradas com pontas afiadas, por exemplo. Se encontrar algo assim, conserte na hora ou guarde até que ele esteja seguro para as brincadeiras.

Supervisão dos adultos

Os condomínios oferecem bastante segurança para que as crianças socializem e brinquem ao ar livre, além de ambientes especialmente projetados para as brincadeiras, como o espaço kids. Porém, mesmo dentro dos condomínios, o acesso a alguns locais deve ser proibido quando um adulto não estiver por perto. É o caso das piscinas, mesmo que as crianças saibam nadar.

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar as férias de janeiro com diversão e segurança? Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos para aproveitar o tempo em casa da melhor maneira!

Posts Relacionados