Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

17 jun 2020

A compra de um imóvel é um investimento na sua própria qualidade de vida. E, como todo investimento, ele precisa ser feito com planejamento financeiro. Afinal, adquirir a casa própria não é barato ou imediato!

Para te ajudar a conquistar esse sonho, vamos te dar 5 dicas de como planejar suas finanças pessoais. Anote aí:

 

Reúna informações para fazer o planejamento financeiro

 

Antes de sentar e efetivamente planejar, você precisa ter algumas informações à mão. 

  1. Qual é o tipo de imóvel que você quer comprar.

Iniciar este processo sem um objetivo claro em mente não é nada recomendável. Defina qual tipo de imóvel você quer: é um apartamento pronto para morar ou prefere um na planta? Onde você quer comprar? Quais necessidades você tem? 

Portanto, saber a respostas para essas perguntas tornam a sua escolha mais acertada e são a base para um planejamento financeiro eficaz. 

 

2. Verifique todas as opções de auxílio.

Os programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida, o uso do seu FGTS, ou financiamentos são opções para quem quer comprar um imóvel. Confira quais delas estão disponíveis para você e leve cada uma em consideração. 

 

3. Examine os seus gastos. 

Por fim, hora de fazer as contas. Coloque todos os seus recebimento e gastos no papel, mapeando quanto dinheiro entra e sai da sua conta. Saber isso com clareza permite que você não faça negócios arriscados e seja prudente na compra do seu imóvel. 

 

Agora é hora de fazer cortes de gastos

Com seus gastos bem examinados, você vai saber imediatamente onde cortar. Talvez seja no número de saídas aos finais de semana, o número de produtos supérfluos adquiridos ou na quantidade de pedidos de refeições por aplicativo. 

Considere tudo o que pode cortar e tenha a determinação de fazer isso! Quanto menos gastos, mais dinheiro você pode poupar para realizar o sonho do imóvel próprio. 

 

Poupar é a chave do sucesso no seu planejamento financeiro

Especialistas em finanças sempre alertam a nossa atenção para a quantidade de dinheiro que poupamos. Ter um valor guardado é indicado para não ser surpreendido com despesas extras ou para realizar investimentos importantes, como um apartamento. 

Portanto, corte os gastos e guarde o dinheiro! Assim você não vai ser surpreendido durante o processo de pagamento e poderá pagar suas parcelas com tranquilidade. 

 

Não é hora de fazer mais dívidas

Não, essa não é a hora de comprar um carro, fazer uma viagem internacional ou fazer dívidas no cartão de crédito. Contrair mais uma despesa a longo prazo pode atrapalhar seu planejamento financeiro para a compra do apartamento. 

Outra dica importante é: se esforce para pagar tudo à vista! Assim você não precisa arcar com juros e tem a certeza que a conta no final do mês vai fechar perfeitamente bem. 

 

Seja organizado (a) com o seu planejamento financeiro

Esta é a dica mais importante: organização! 

Então, sabe aquelas planilhas de gastos mensais? É uma boa ideia imprimir uma. Anote tudo o que está entrando, tudo o que está saindo e mantenha um controle rígido das suas finanças constantemente. 

Desta maneira, você não vai ser surpreendido com gastos extras, ou com uma conta de que não fecha. Além disso, não vai ter espaço para gastos mal pensados. 

Acredite: a organização vai ser a sua melhor aliada na compra do imóvel. 

Ao seguir estas dicas, você pode conversar sobre a proposta de compra sem medo de não conseguir pagar pelo imóvel. Seu orçamento vai fechar no verde!

Posts Relacionados