Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

17 abr 2017

Um cafezinho aqui, um lanche ali, um item fora da lista do supermercado… Pode parecer que esses gastos não fazem grande diferença no orçamento, mas já pensou em somá-los ao fim do mês? O resultado da conta pode mostrar que você está gastando muito mais do que pensava, e sem perceber. A boa notícia é que dá para mudar isso, sem abrir mão de pequenos prazeres e sem fazer grandes sacrifícios. Pensando de forma mais consciente e adaptando hábitos, dá para eliminar alguns gastos supérfluos, aqueles que ficam “camuflados” no dia a dia, mas que podem comprometer até 10% do seu salário.

Neste artigo você confere algumas dicas para ajudá-lo a identificar o que é realmente importante e o que não vai fazer tanta falta assim, se você cortar. Vamos lá?

TV a cabo

Você se lembra qual foi o pacote de TV a cabo que contratou? Você paga por uma série de canais adicionais e na verdade assiste uma pequena parte deles? A TV aberta não atenderia as necessidades da sua família, pelo menos por um tempo? Faça essas reflexões e avalie se o pacote não poderia ser reduzido ou até cancelado, dependendo da situação financeira.

Plano de telefonia

As empresas de telefonia sempre têm algo a oferecer para o cliente. Ligações ilimitadas para a mesma operadora, SMS ilimitado e velocidade extra de internet podem ser sedutores, mas será que você precisa mesmo desses benefícios? Qual quantidade de dados navega no celular? Envia muito SMS ou mais o Whatsapp? E faz ligações com muita frequência?

Dependendo das respostas, você saberá qual o seu perfil de consumo e suas reais necessidades, para decidir se vai ou não manter o plano contratado. Se resolver mudar, esteja preparado para rejeitar ofertas tentadoras que a operadora deve fazer para convencê-lo a voltar atrás.

Itens de marca

Não é preciso abrir mão de produtos de marca, se isso é importante para você. Porém, experimente fazer algumas trocas para ver como se sente. A ida ao supermercado pode ser uma boa oportunidade para isso. Por que não levar um produto de marca diferente, mas com qualidade similar? Tudo bem que você consome a mesma marca há muitos anos, mas será que não vale à pena pesquisar alternativas tão boas quanto? Pergunte aos seus amigos e familiares quais marcas eles consomem, faça pesquisas na internet, leia avaliações em sites de compras e….. vá de coração aberto para a próxima compra!

 Lista de compras

Por falar em supermercado, lembre-se das regras básicas: não sair de casa sem a lista de compras e com o estômago vazio. Isso evita que você compre algo por impulso, sem precisar realmente. Sem contar que existe o risco de esquecer de levar algum item que está faltando. Se definiu a listinha, atenha-se a ela e vá direto ao ponto. Se tiver filhos pequenos, melhor deixá-los em casa quando for possível, para evitar o “mamãe/papai, eu quero!”. E faça um lanchinho antes, se necessário, pois as pesquisas científicas já comprovaram que as pessoas têm mais impulsos consumistas quando estão com fome.

Horário de almoço

Em vez de passear no horário de almoço do trabalho, tente se ocupar com outras atividades que também considere prazerosas. Isso evita que o tempo livre seja ocupado com passeios em shoppings, supermercados e lojas de bairro. Se você é consumista e frequenta esses lugares diariamente, provavelmente vai comprar uma coisinha aqui, outra ali…

Antes de comprar algo, planeje a compra e pense nas roupas, sapatos, acessórios e objetos que estão “dando sopa” em casa. Será que não tem nada interessante que você possa vender em um brechó, bazar ou feira livre? Ou então, organize o seu próprio bazar e chame as amigas para ver se elas se interessam por algo. Olhe também os aplicativos e sites de venda e compra de usados, que estão em alta com seus conceitos de economia colaborativa. Só tome cuidado com as taxas cobradas e as condições de entrega. É uma forma de desapegar e ainda ganhar uma graninha extra.

E você, tem alguma sugestão de como eliminar gastos supérfluos? Conta aqui nos comentários!

Posts Relacionados