Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

19 nov 2021

Depois de muito tempo sonhando com a compra de seu primeiro apartamento, chegou a hora de tirar este sonho do papel e transformá-lo em realidade.

Mas em meio a toda a felicidade de dar este passo tão importante, surgem algumas dúvidas e incertezas.  Onde comprar? Como fazer tudo certo sem cometer erros e problemas no futuro?  Meu orçamento realmente comporta o valor de uma prestação? Qual é a melhor escolha? 

É natural sentir medo, insegurança e incertezas. No entanto, temos uma boa notícia para você!  Tudo isso faz parte do processo. Portanto, considere este momento como uma coisa boa, pois buscar por mais e melhores informações antes de se decidir traz mais segurança. Esta é a melhor forma de fazer a escolha perfeita e evitar surpresas desagradáveis. 

Veja a seguir orientações e dicas para comprar seu primeiro apartamento e obter o melhor dele. 

Quero comprar meu primeiro apartamento. E agora?

Para comprar um imóvel com segurança é importante que você analise e verifique alguns itens antes de tomar qualquer decisão. Há coisas que parecem sem importância, mas podem trazer impactos no futuro. É preciso saber o que deve ou não ser feito para que tudo corra bem e, ao final, você esteja com seu primeiro apartamento nas mãos.

Por isso, preparamos um passo-a-passo para te ajudar a tomar a melhor decisão Em breve será hora de comemorar e dizer: comprei meu primeiro apartamento!  

1 – Faça um planejamento financeiro detalhado

É hora de fazer as contas, por tudo “na ponta do lápis” e analisar detalhadamente o que você ou sua família tem em mãos para investir.  Crie um controle orçamentário e insira todas as receitas, despesas e economias, deixando sempre um pouco para emergências. 

Com estas informações em mãos, já dá para ter uma noção mínima de quanto é possível oferecer de entrada na compra deste primeiro apartamento, quanto é possível pagar em cada parcela e quanto dá para guardar para as despesas futuras com toda a parte burocrática.

2 – Certifique-se de que a construtora escolhida é confiável

Esta é uma das garantias de que o imóvel será entregue e de que não haverá problemas. É indispensável buscar por aquelas construtoras que têm tradição, nome no mercado e as melhores avaliações. Isso traz mais segurança e tranquilidade na hora de fazer sua compra.

3 – Escolha: apartamento pronto ou na planta?

Apartamentos na planta tendem a ter valores menores que os apartamentos prontos, mesmo se estiverem em localizações melhores e mais privilegiadas. Isso acontece, pois o empreendimento está na fase de captação de recursos. 

Se há disponibilidade para aguardar a conclusão da obra e a entrega das chaves, talvez essa seja a melhor opção. Pois, talvez seja possível adquirir um imóvel melhor por um valor que cabe no orçamento. Além disso, as opções de financiamento costumam ser muito boas. 

No entanto, se existe a necessidade de mudança rápida e você dispõe de mais recursos para investir, então o apartamento pronto pode ser a melhor escolha. Verifique o que você precisa, o que você tem para investir e escolha a que for mais adequado.

4 – Defina a localização

Como o valor do imóvel está diretamente relacionado à sua localização, é preciso ver as opções que se encaixam dentro do orçamento e na localização desejada.

É importante verificar qual é a infraestrutura da região, ou seja, se ele está próximo a escolas, hospitais, praças, áreas comerciais e de lazer, se é um local mais calmo ou mais agitado. É preciso que a localização esteja alinhada ao que atende às suas necessidades e desejos.

Tudo isso você só saberá, de verdade, indo até o local. Por isso, não abra mão de uma visita para o conhecer de perto. É importante lembrar que é um investimento para toda a vida, seja para moradia ou revenda no futuro, e a localização valoriza bastante o imóvel.

5 – Conheça as opções de financiamento

Se não há recursos para compra à vista, um financiamento ou um consórcio podem ser excelentes opções. Os consórcios são indicados para quem não tem pressa e pode aguardar mais tempo antes de adquirir seu imóvel. Já os financiamentos, são ideais para quem está precisando do imóvel e pode arcar com estes custos. 

Há vários tipos, mas os principais são o Sistema Price, com parcelas fixas, e o Sistema de Amortizações Constantes (SAC), em que o valor das parcelas diminui com o tempo. Conheça bem as opções e verifique qual é a ideal para seu caso.

7 dicas para não errar na compra do primeiro apartamento

Além dos passos acima, existem dicas importantes para não errar na compra de seu primeiro apartamento. Separamos algumas delas para que você faça este investimento com muita tranquilidade e segurança. 

1.Verifique a documentação do apartamento

É necessário pedir ao corretor a matrícula do imóvel que você escolheu e verificar se ele possui registro no cartório de imóveis. Qualquer irregularidade pode trazer problemas financeiros, inclusive impedir a negociação. 

2. Pense a curto, médio e longo prazo

Lembre-se que ao pegar as chaves, outras despesas passam a fazer parte de seu orçamento, além do financiamento. Uma delas é o condomínio. Por isso, é necessário calcular e registrar valores médios no orçamento e verificar se isso pode ser um problema.

Além disso, considere os objetivos de vida e planos para o futuro. Pode ser o investimento em uma formação acadêmica, ou os planos de um casal que deseja ter filhos, ou até mesmo uma grande viagem.

Esse cuidado pode direcionar a compra para um imóvel com um parcela um pouco menor, o que evitará muitas dores de cabeça e insatisfações.

3. Não ultrapasse o orçamento

O planejamento existe para que você o siga. Fazer um planejamento, se encantar com algo que está fora dele e comprar sem ter certeza de que poderá arcar com todas as despesas, é criar um problema enorme. Por isso, seja fiel ao seu orçamento e não o ultrapasse. De preferência, deixe margem para surpresas e imprevistos.

4. Invista somente no que for usar

Se um casal pretende ter filhos, vale a pena optar por um imóvel que tenha área de lazer, como um espaço kids. Se a prática de esportes faz parte das atividades do dia a dia, então as quadras e piscinas são boas opções. Estes adicionais são excelentes e valorizam muito o imóvel. 

Isso vale também para o número de quartos. Se você vai morar sozinho, dois quartos talvez sejam suficientes. Mas se for uma família ou um casal que pretende ter filhos, a melhor opção são os imóveis com três quartos.

Tudo isso impacta no valor do imóvel e do condomínio. Portanto, avalie bem o que realmente é necessário e será utilizado. Acerte fazendo uma escolha consciente e economize. Com isso é possível fazer melhorias no apartamento ou aquela decoração dos sonhos.

5.Segurança e transporte

Coloque no orçamento os gastos com transporte e combustível no futuro e evite surpresas desagradáveis.  Avalie se a compra por um imóvel mais distante faz sentido, pois os gastos com locomoção podem ser mais altos dependendo do local escolhido.

Além disso, faça uma visita ao local e o conheça de perto para verificar as questões de segurança, infraestrutura e locomoção. Se não estiver de acordo com o que você precisa ou espera, faça investimentos maiores.

6.Não se esqueça de taxas e impostos

Converse com o corretor e informe-se sobre as taxas e impostos adicionais incluídos na compra. Lembre-se também das que virão no futuro, como IPTU e outros. É fundamental ter estas informações em mãos para não cometer erros e fazer o investimento errado. Evite sustos indesejados!

7.Fique atento à análise de crédito.

Conheça todos os detalhes da análise de crédito, informe-se sobre o que precisa providenciar e reúna todos os documentos solicitados. 

Verifique se está tudo certo, pois a instituição financeira levanta um histórico do cliente, com todas as informações sobre renda, seus hábitos de consumo, profissão, idade, tempo de financiamento,  comportamento em relação ao pagamento de dívidas e financiamentos e outros. 

Faça tudo com cuidado e evite surpresas!

É hora de começar!

Você já percebeu que a compra de seu primeiro apartamento tem muitos detalhes e que há muitos cuidados que você precisa ter antes de tomar uma decisão definitiva.

Pode levar um pouco mais de tempo do que você imaginava, ou ser um pouco mais burocrático do que você pensava, mas não veja isso como um problema.

Lembre-se que estamos falando sobre investir no seu futuro e de sua família. Você estará comprando um imovel para a vida toda ou que poderá revender no futuro, quando ele estiver mais valorizado. Sendo assim, é importante garantir a melhor escolha. 

Agora que você já tem um passo a passo e dicas que te ajudarão a tomar esta decisão com mais segurança e tranquilidade, é hora de trazer este sonho para a realidade. Então, comece pelo primeiro passo. Baixe o nosso guia completo sobre como fazer a compra do seu imóvel, que criamos para ajudar você com todos os passos necessários para realizar esse sonho. 

Se tiver dúvidas, precisar de ajuda ou quiser conhecer nossos empreendimentos, entre em contato com um de nossos consultores de venda e se inscreva na nossa newsletter. Eles estão à sua disposição e preparados para te ajudar.

Posts Relacionados