A falta de espaço já não é mais desculpa para quem quer ter um jardim bonito o ano todo. Quem ainda tem o privilégio de possuir uma varanda ou cobertura pode transformar o espaço, fazendo um jardim dos sonhos!
Com inúmeras possibilidades de instalação, as plantas devem se adaptar às condições de luminosidade e explorar a arquitetura do local. Escolhendo os tipos certos de plantas para sua varanda ou cobertura, é só ter um pouco de cuidado para mantê-las vistosas e saudáveis.
Quer aprender a cuidar do seu jardinzinho, seja na kitchenette ou na cobertura? Então acompanhe nosso post de hoje!
Armazenando as plantas em espaços pequenos
Por causa do vento e da luminosidade, é preciso verificar a melhor maneira de dispor as plantas pelo espaço:
– Cachepôs e caixas de madeira, como o pinus, caem super bem em ambientes mais angulosos e menos espaçosos, onde pode se ter ainda a possibilidade de deslocá-los quando quiser modificar o ambiente.
– Painéis e vasos suspensos são super charmosos e também ajudam a verticalizar aqueles cômodos onde não há muita superfície livre para o verde.
– Os bancos baús podem elevar os canteiros, visando, além a economia do espaço, móveis multiuso e diferenciados.
– Uma boa solução para coberturas é uma estante acoplada ao guarda-corpo, fazendo um mini jardim vertical. Samambaias ficam ótimas nessa configuração!
Escolhendo o tipo certo de planta
A escolha das espécies de planta devem respeitar o tipo e a freqüência de manutenção que será dada ao jardim, assim como a medição de luz ao longo do dia e o gosto dos moradores:
– Para quem gosta de gastronomia, os temperos ficam super bem em varandas, como manjericão, alecrim, salsinha e cebolinha.
– Árvores frutíferas como a jabuticabeira e a pitangueira resistem bem aos vasos, que devem dispor de bastante sol e serem regados frequentemente.
– Floreiras mais delicadas, como lágrimas de cristo e roseiras, são ótimas para os cantos e lugares sem muita movimentação.
– Se deseja um ambiente aromático, a lavanda e o jasmim são bem indicadas tanto para varandas quanto para coberturas.
– Os amantes de orquídeas podem organizar um canto, uma mesa ou até mesmo uma pérgola e reunir todas em um só lugar: ficará um charme!
Decorando o ambiente
Para aproveitar o clima rústico das plantas, pode-se fazer também mudanças no piso ou simplesmente no mobiliário, ajudando a compor o ambiente:
– Pisos de madeira são fáceis de instalar, podendo ser, inclusive, colocados em cima do piso original, como a cerâmica.
– Móveis de madeira de demolição também caem bem nesses ambientes, onde banquetas podem servir às vezes de mesinha de apoio para petiscos e bebidas.
– Para quem pode investir em reforma, o ladrilho hidráulico colore o ambiente, trazendo aconchego, e as pedras podem compor tanto o chão quanto vasos e canteiros.
– Decoração com seixos também ficam muito bonitas quando combinadas com decks de madeira ou desenhando o chão.
– O pedrisco é uma solução para clarear aqueles ambientes onde se deseja ampliar o espaço, além de serem baratos e fáceis de colocar.
Realizando a manutenção dos jardins de apartamento
Os vasos e floreiras de apartamento devem estar devidamente impermeabilizados, caso contrário, podem ocasionar infiltrações. Caso a planta tenha uma raiz muito forte, pode ser utilizada uma manta-raiz, evitando rachaduras e outras interferências na estrutura do prédio.
O substrato para plantio nesses ambientes deve ser bem leve, feito de cascas e restos de folhas, por exemplo. Além disso, todo o material deve ser de fácil manutenção, e o espaço deve possibilitar o acesso fácil.
Outros cuidados são a poda e adubação, que devem ser realizadas sempre que necessário, ocorrendo a substituição da planta caso ela não resista.
Pronta para trazer mais verde para o seu apartamento? Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários e conte também como você organiza as suas plantas e flores!