Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

12 dez 2019

A construção civil brasileira tem buscado a cada dia se desenvolver e adotar novas tecnologias para melhorar a sua forma de trabalho. Algumas questões foram decisivas para que a industrialização da construção se tornasse realidade no Brasil, como:

  • Necessidade de uma construção mais rápida;
  • Menos desperdício de materiais;
  • Redução dos custos;
  • Melhora no controle de qualidade e rastreio;
  • Diminuição da demanda de mão de obra.

Diante desse cenário, a Precon Engenharia investiu massivamente neste novo modelo de construção, inspirado em países desenvolvidos que já adotaram essa nova tecnologia. Mas em que de fato consiste a industrialização da construção?

 

Industrialização da construção: o que é?

 

A construção industrializada consiste em transformar o canteiro de obras em uma linha de montagem, semelhante ao que acontece em algumas indústrias, como a automobilística.

Para que isso aconteça, é necessário o trabalho com peças pré-fabricadas, que chegam na obra prontas para serem montadas. Uma obra é considerada industrializada quando as vigas e os pilares de sustentação são todos produzidos em uma fábrica e levados prontos para a montagem. Esse tipo de trabalho é chamado de Construção Off-site.

 

Construção Off-site: o que significa?

 

A construção off-site é uma nova tendência do mercado civil e é a base da construção industrializada. “Off-site” significa “fora do canteiro” e resume bem essa prática. Ela consiste na produção das partes do edifício em uma fábrica, ou seja, fora do canteiro de obras. Uma vez prontas, são transportadas até o terreno onde serão montadas.

Existem muitas vantagens em adotar esse tipo de construção, dentre elas:

  • Redução dos prazos e do custo global.
  • Melhor previsibilidade de custo e prazo.
  • Geração de empregos de melhor qualidade.
  • Processo de produção mais sustentável, com menor geração de resíduos.
  • Redução de serviços e custos pós-obras.

O investimento inicial necessário é a implementação da fábrica.

 

Fábrica de apartamentos: como funciona?

 

A Precon Engenharia é referência na construção imobiliária industrializada e sustentável. E isso se concretizou por conta dos 20 anos de estudos para a inserção de tecnologias avançadas de construção civil. O primeiro passo foi instalar uma fábrica para a produção dos pré-fabricados.

Na fábrica é possível produzir desde os pilares, vigas e paredes, até as escadas internas e os equipamentos hidráulicos. Por meio da adaptação do modelo industrial, a produção em série passou a ser realidade na construção civil, tendo assim um melhor aproveitamento do tempo e das matérias-primas utilizadas.

Atualmente os empreendimentos da Precon são montados com alguns acabamentos, como azulejos e pias, o que acelera ainda mais a obra e diminui a sujeira do local.

Além disso, o controle de qualidade das peças é muito eficiente, já que é possível acompanhar todas as etapas de confecção. Dessa forma o trabalho flui com menos erros, sem reparos de última hora, como ocorre no modelo tradicional de construção.

Posts Relacionados