Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

13 jul 2015

Há muito tempo ouvimos que devemos economizar água e que esse recurso tão importante para a vida no planeta é finito e um dia poderia acabar. No entanto, a noção dessa realidade se reforçou abruptamente nos últimos anos, em razão do prolongado período de estiagem que assolou nosso país. Isso provocou uma crise hídrica sem precedentes e vem gerando grandes impactos na sociedade como um todo.

Embora a situação exija uma postura inteligente em diversos níveis, é possível que a gente faça a nossa parte, reduzindo o nosso consumo residencial. Quer descobrir as melhores dicas para que sua casa fique cada vez mais sustentável e não desperdice esse valioso bem? Confira no texto a seguir:

Verifique seus encanamentos

Pouca gente sabe, mas a grande maioria do desperdício de água se dá em locais que não estão visíveis aos olhos. Muitas casas e apartamentos possuem décadas de uso e nunca tiveram os seus encanamentos trocados, o que pode evidenciar uma grande chance de que várias partes deles estejam em mal estado e possivelmente com vazamentos.

Tente fazer uma inspeção onde puder ver: nos encaixes próximos à caixa d’água, na cozinha, nos registros dos banheiros, etc. Caso perceba uma mudança abrupta no valor da cobrança, é hora de procurar ajuda especializada e ver o que está acontecendo.

Mantenha a torneira fechada quando não estiver em uso

É comum que a gente acabe deixando a torneira aberta quando fazemos algumas tarefas como lavar louça, escovar os dentes ou fazer a barba. Nos países desenvolvidos isso seria considerado uma temeridade e nós devemos começar a adotar o hábito de fechar as torneiras por aqui. O mesmo vale para o chuveiro: só o abra para enxaguar, enquanto estiver se ensaboando, feche-o!

Use a máquina de lavar roupas na capacidade máxima

A máquina de lavar roupas utiliza muita água e consequentemente acaba sendo uma das grandes vilãs em tempos de economia. Para reduzir seu impacto, o ideal é juntar o máximo de roupa possível e só usar a máquina quando ela estiver bem próxima da sua capacidade máxima. Assim, você a usa menos vezes e acaba não desperdiçando tanta água.

Não jogue óleo de fritura pela pia

Acredite: você precisa ser racional até quando a água já está indo pelo ralo. O óleo no encanamento causa riscos maiores de entupimento, mas seu principal malefício é ainda depois: uma gota já é capaz de tornar inutilizável uma grande quantidade de água, tornando assim muito mais difícil o tratamento e uma possível reutilização.

Separe o óleo e descarte no local apropriado ou entregue para organizações especializadas em seu recolhimento.

Aposente a mangueira

A mangueira também é um item que deveria ser praticamente aposentado, pois desperdiça água de praticamente todas as formas. Se você for regar suas plantas, utiliza um regador. Já se quiser lavar a calçada, balde e vassoura na mão.

Essas são as principais dicas para você conseguir economizar água em sua residência. São mudanças simples, mas que no final do mês vão deixar sua conta muito mais barata e de quebra ajudarão seu país a atravessar essa crise hídrica! Adote-as o quanto antes e faça sua parte!

 CTA_Compra-01

Posts Relacionados