Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

22 abr 2020

Na casa da maioria dos brasileiros é comum encontrar os clássicos botijões de gás ao lado do fogão ou em algum espaço comum do prédio, chamado de Central de Gás. Por muito tempo se utiliza esse modelo, que é chamado de Gás GLP (gás liquefeito de petróleo). 

 

De uns anos para cá uma nova opção também foi adotada: o gás natural, mais conhecido como gás encanado. Este é aquele gás que vem diretamente da rua para o encanamento do seu edifício ou casa.

 

Os empreendimentos da Precon utilizam a Central de Gás, que fica na área comum do condomínio e fornece o gás para os apartamentos por tubulação também. Confira mais sobre essa opção!

 

Como funciona a Central de Gás de um condomínio?

 

A Central de Gás é aquele espaço na área comum do condomínio que é destinado ao armazenamento dos cilindros de gás que farão a alimentação dos apartamentos. A composição do gás é o mesmo dos botijões menores (GLP) que ficam nas cozinhas das casas e apartamentos que não possuem a central no prédio.

 

A diferença é que o morador não precisa ocupar o espaço da cozinha com um botijão e nem se preocupar com a falta dele. A reposição é feita periodicamente por uma equipe especializada, a ser contratada pelo condomínio, para que não haja falta desse item tão importante.

 

Como funciona o GN (gás natural)?

 

O gás natural é composto pela mistura de hidrocarbonetos leves, encontrados em reservatórios profundos do subsolo e, assim como o petróleo, o gás natural é um derivado da degradação de matéria orgânica retirada da terra a partir de perfurações. É uma opção mais sustentável.

 

Para utilizá-lo em seu apartamento, é necessário se certificar que há disponibilizado para região do seu condomínio fornecimento do gás natural. Se houver disponibilidade, algumas adaptações precisarão ser realizadas, tanto no fogão quanto na rede interna do condomínio, sendo necessária a avaliação de um técnico especializado.  

 

Quais são os benefícios da Central de Gás?

 

Existem muitas vantagens ao optar por um empreendimento com Central de Gás, dentre elas:

 

  • Fornecimento contínuo de gás, não correndo o risco de acabar enquanto se está cozinhando algum alimento;
  • Mais espaço livre na cozinha, por não comprometer o botijão.
  • Maior leque de fornecedores de gás GLP, permitindo a escolha do melhor preço e do melhor atendimento.
  • Maior versatilidade nos tamanhos dos cilindros, permitindo o ajuste do fornecimento a demanda do condomínio.
  • Mais segurança, pois as centrais de gás atendem afastamentos de edificações e pontos de ignição, trazendo mais segurança no caso de um incidente.

 

E quanto custa esse serviço de gás canalizado?

 

Diferentemente do gás GLP de botijão em que você compra individualmente, o cilindro de gás da Central de Gás você divide o valor com os demais moradores. Então, o preço final vai depender do quanto foi utilizado, assim como a conta de luz e água, e virá embutido no valor do condomínio.

 

Algumas comparações dizem que o gás natural acaba saindo mais caro do que comprar o botijão de gás, ou possuir a Central de Gás no empreendimento. Mas isso tudo depende da sua rotina e da forma que utilizará esse produto.

 

É importante lembrar que sempre haverão prós e contras na hora de optar por cada tipo de serviço. Por isso é preciso levar em conta as necessidades da sua casa para escolher a melhor opção para você.

Posts Relacionados