Você já ouviu falar dos golpes no mercado imobiliário? Sim, eles existem e para não ter problemas com falsos corretores, é fundamental ficar atento e se cercar de alguns cuidados.
Conheça neste artigo os golpes mais frequentes e algumas dicas para não cair em nenhum deles.
Confira!
Quais golpes do mercado imobiliário são mais frequentes?
Às vezes é difícil acreditar que alguns sejam capazes de usar os sonhos e até mesmo as necessidades das pessoas para praticar golpes, principalmente quando envolve grandes investimentos.
Infelizmente, no mercado imobiliário isso é mais comum do que pensamos. Desde aluguéis falsos até vendas envolvendo mais de um comprador e infelizmente, essas pessoas acabam descobrindo tarde demais que foram vítimas de um golpe.
Para se precaver na hora de comprar o seu imóvel, conheça quais os golpes mais frequentes. Fique atento!
Golpes envolvendo documentação
Uso de documentos falsos
Não é incomum os casos de golpes envolvendo o uso de documentos falsos. No caso dos imóveis, um golpista se passa pelo dono de um imóvel, ou vendedor, e usa cópias de escrituras falsificadas, com dados dos verdadeiros proprietários adulterados, como CPF, RG, etc.
Nestes casos, o comprador comparece para assinar a nova escritura e fecha negócios com o golpista e não com o dono verdadeiro.
Ao descobrir a fraude, o proprietário tem direito por lei reaver o imóvel, fazendo com que o comprador fique em prejuízo.
Procuração falsa de cônjuge.
Segunda a lei, um proprietário não pode vender um imóvel sem o consentimento de seu cônjuge, mesmo que o regime de casamento seja de separação total de bens.
Neste tipo de golpe, o proprietário apresenta uma procuração falsa e efetiva a venda. O cônjuge pode solicitar a anulação para reaver o imóvel, deixando o comprador sem o dinheiro e sem o imóvel.
Um imóvel e vários compradores
Neste tipo de golpe, o proprietário usa um único documento para vender o mesmo imóvel para vários compradores, sem que um saiba da existência do outro. Após receber os sinais ou valores totais pagos pelos compradores, ele desaparece sem deixar vestígios.
Por lei, o novo proprietário será quem registrar o imóvel primeiro.
Localização falsa ou inexistente
Fique bastante atento se você pretende comprar um lote, pois há falsos corretores que vendem lotes em endereços falsos ou que não existem.
Quando o comprador descobre, a escritura é falsa, o vendedor desapareceu e ele se dá conta de que está sem o lote e o dinheiro investido.
Golpes da chave na portaria
- Taxa para garantir a locação
É comum um falso corretor tomar conhecimento de imóveis que estão disponíveis para locação e cujas chaves estão na portaria dos apartamentos.
Então, eles se aproveitam desta facilidade e levam possíveis compradores até o local para uma visita, como se fossem os corretores verdadeiros. O golpe é aplicado quando eles solicitam que os interessados paguem uma taxa para a reserva do imóvel.
Depois de pagar a taxa, os interessados não conseguem mais falar com o corretor e percebem que caíram em um golpe.
- Cópia para acesso livre
Alguns falsos corretores utilizam da mesma informação do exemplo anterior para ter acesso à chave do imóvel. Com isso, eles fazem um molde de cera da chave verdadeira e criam uma chave adicional para ter acesso irrestrito ao imóvel e praticar os golpes.
O proprietário viajou
- Sem cúmplice
Sabe a história da chave? Ela também é utilizada para aplicar este tipo de golpe. O falso corretor informa ao interessado que o proprietário está viajando e tem urgência em alugar o imóvel. Por isso, está disposto a alugar por um preço abaixo do mercado para que ele não fique vazio por muito tempo.
O falso corretor pede um sinal ou adiantamento para locação do imóvel e desaparece, assim como acontece nos outros casos.
- Com cúmplice
Neste tipo de golpe, o falso corretor usa um imóvel fechado (usando o golpe da chave) ou conta com o imóvel de um cúmplice.. Ele informa que o proprietário tem urgência de viajar e aplica o mesmo golpe mostrado no exemplo anterior. Quando o locatário entrega o dinheiro, o golpista desaparece.
6 dicas para não cair em golpes ao comprar um imóvel
Para que você não tenha dores de cabeça, trouxemos algumas dicas que podem evitar que você caia em armadilhas. Confira!
1. Certifique-se de que o corretor é credenciado
Esta é a primeira coisa que você deve fazer ao ter contato com um consultor imobiliário. Para atuar no mercado ele precisa estar devidamente registrado no CRECI.
Basta entrar no site do CRECI de sua região e digitar o nome do profissional para verificar se ele está ativo. Se estiver, você verá o nome e o número do registro, confirmando que ele realmente é um corretor.
2. Escolha bem a imobiliária ou construtora onde você está adquirindo seu imóvel
Duas coisas que você não pode deixar de verificar:
- A reputação da empresa que está vendendo o imóvel. Uma rápida pesquisa na internet, em sites de reclamações ou avaliações e você descobre se pode confiar nela ou não.
- Verifique se ela está devidamente registrada e tem autorização para funcionar.
Se você está começando sua busca agora ou é sua primeira compra, imóvel novo ou usado, não deixe de visitar vários sites e conhecer várias empresas.
Fique atento! Cuidado para não divulgar seus dados em sites falsos. Opte sempre por sites confiáveis e portais conhecidos.
3. Faça várias visitas ao imóvel para não cair em golpes
Visite o imóvel ou lote em horários diferentes. De preferência, volte em outro horário sem o corretor. Faça perguntas e fique atento a qualquer movimentação ou indicação de que algo não está certo. Em prédios, converse com os porteiros, telefone pedindo informações sobre o proprietário e o corretor.
4. Confirme o registro do imóvel
Todo imóvel, seja apartamento, casa ou lote, tem um registro em cartório. Antes de fechar negócio, certifique-se da existência dele e verifique se ele possui demarcação. Até imóveis na planta precisam de registro para serem vendidos. Sem registro, não faça a compra!
5. Quando a esmola é muita…
Se a proposta for tentadora demais ou o preço estiver muito baixo, desconfie. Desconfie, principalmente, se ela vem aliada a justificativas sobre viagens e problemas de saúde. Os corretores verdadeiros evitam falar da situação ou dos problemas íntimos dos locadores.
6. Se você é proprietário
Se você quer anunciar seu imóvel, as dicas sobre verificação do CRECI do corretor, do credenciamento, autorização e idoneidade das imobiliárias, são válidas para você também. Além disso, sempre confira os anúncios sobre imóveis e verifique em quais sites o seu está sendo anunciado.
Se você está procurando ou oferecendo imóveis e percebeu que algo está errado, ligue para a polícia e denuncie.
Todo o cuidado é pouco para não cair em golpes
Uma forma segura de realizar o sonho da casa própria é contar com a ajuda de profissionais devidamente regularizados e capacitados.
A Precon Engenharia tem mais de 55 anos de história e 12 anos de experiência no mercado imobiliário ajudando famílias a conquistarem o sonho da casa própria. Já foram mais 6 mil chaves entregues e 10 mil unidades vendidas e a próxima pode ser a sua!
Para conhecer o seu Precon, entre em contato com os nossos consultores! Eles são experts no assunto e possuem todos os conhecimentos necessários para te conduzir de forma segura e confiável em todo o seu processo de compra.
Fale com nosso time de especialistas. Será um prazer atender você!