Na hora de escolher um apartamento, vários fatores são levados em consideração: preço, localização, número de cômodos, área de lazer… Para acertar de vez na escolha, pode colocar mais um item na lista: decoração. Sim, na hora de optar por um apartamento você pode escolher entre decorado e simples. Cada modelo tem as suas vantagens, por isso é importante analisar qual é o mais adequado para você, sua família e para o estilo de vida de todos. Confira!
Em nome da praticidade
Muitas pessoas que estão comprando ou alugando seu primeiro apartamento optam por um modelo decorado por causa da praticidade: é, literalmente, entrar e morar. Executivos que, por força do trabalho, têm que viver em outra cidade também costumam ser fãs desta opção, já que a moradia, para eles, é basicamente funcional. Eles não têm nenhum tipo de apego em relação aos móveis, eletrodomésticos e outros itens decorativos da residência. O mesmo vale para pessoas que vão morar em outro estado por um tempo predeterminado. Um apartamento decorado, para elas, é o equivalente a um bom quarto de hotel, com a vantagem de ser bem melhor equipado.
Quem precisa de casa tem pressa
Outro fator que faz que com que parte das pessoas escolha um apartamento decorado é a pressa. Contratos de locação que estão acabando, por exemplo, fazem com que a família não tenha muito tempo para se mudar e precise adequar-se à necessidade. Caso estejam indo para um apartamento menor – que não comporte seus móveis – optar por um imóvel decorado é a melhor solução, já que são pessoas que não têm tempo a perder.
Decoração, tô fora!
Verdade seja dita: algumas pessoas definitivamente não têm afinidade – ou, até mesmo, interesse – por decoração. Este grupo simplesmente não pensa duas vezes: apartamento decorado, claro! Já poupa a dor de cabeça de ter que correr atrás de móveis e eletrodomésticos que façam sentido entre si.
Minha casa, minha vida
Se para alguns adquirir um apartamento decorado é uma mão na roda, para outros é algo fora de cogitação. Na lista está a pessoa que sempre sonhou em ter uma casa do seu jeitinho, o casal que acabou de se casar e quer montar um lugar que represente os dois e aquela família que acredita que casa tem que ter história. Para este grupo, entrar e morar não é opção. São pessoas que gostam de construir o apartamento aos poucos e deixá-lo com a sua cara.
Reformar é preciso
Pessoas que planejam alterar o apartamento estruturalmente (leia-se criar uma cozinha americana, reverter um quarto, acabar com a dependência de serviço etc) costumam optar por um apartamento simples pela facilidade de fazer modificações sem precisar se desfazer dos móveis.
Praticidade versus personalização. Investir em um apartamento decorado ou em um imóvel simples depende da ideia que você tem para sua casa. Caso queira – ou precise – entrar e morar, considere optar por um imóvel já montado. Se você tem tempo, afinidade e paciência para montar o seu lar do seu jeitinho, considere um apartamento simples, que possa ficar com a sua cara.
Agora conte para a gente qual seria sua escolha: apartamento decorado ou simples?! Compartilhe suas ideias e preferências conosco através dos comentários!