Juntar dinheiro para sair do aluguel é um dos maiores sonhos de vários jovens casais. Um objetivo que pode parecer muito difícil de conquistar, ainda mais na realidade atual de um mercado imobiliário inflacionado, mas não é uma missão impossível. Ainda existem ótimas ofertas por aí, e para juntar dinheiro basta disciplina, foco e algumas dicas para ajudar você!
Nós, da Precon Engenhairia, trabalhamos todos os dias para ajudar jovens casais a realizar este sonho e agora também preparamos um guia cheio de dicas para ajudar você a sair do aluguel.
Elimine as dívidas
Antes de começar a juntar dinheiro para comprar seu apartamento, elimine todas suas dívidas. Afinal, não tem como se comprometer a pagar por uma habitação enquanto outros gastos atormentam suas contas no final do mês. Trace um plano para quitar cartões de crédito, carnês de pagamento mensais e qualquer outro gasto fixo que você tenha. Quanto menores suas dívidas, mais você conseguirá juntar.
Reveja seus gastos
As nossas vidas não são como as da novela, onde todos têm um emprego dos sonhos, um carro, roupas caras, vinhos importados e ainda sobra dinheiro para comprar uma casa. Para conquistar um objetivo é preciso alguns sacrifícios, e ao cortar algumas coisas você verá que não é tanto sacrifício assim. Estamos acostumados com um certo padrão de vida e precisamos lembrar que muitas pessoas vivem com muito menos e vivem muito bem. Tente construir uma vida baseada nisso.
Primeiro, anote tudo que você compra e consome durante um mês, depois reveja tudo e repare onde você mais gasta desnecessariamente. Depois, comece a repensar seus conceitos sobre objetos de consumo que você acha que não pode viver sem, como um carro. Veículos são um dos bens que mais demandam custos, desde impostos até manutenção e abastecimento. Coloque no papel o quanto você economizaria sem ele, você vai se surpreender!
Anote suas despesas
Manter-se atento para onde vai seu dinheiro aumentam suas chances de controlar-se durante todo o mês. Existem diversos sites e aplicativos para celulares que oferecem um diário de gastos que geram relatórios, lembretes e muitas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa. Anote tudo e fique de olho se você está conseguindo juntar a quantidade de dinheiro planejada. Se não, reveja seus gastos mensais mais uma vez.
Espere para casar
Se vocês ainda não se casaram, talvez seja uma boa ideia esperar um pouco. A cerimônia, tanto na igreja quanto no cartório, custam um bom investimento que pode fazer a diferença na hora de comprar seu apartamento. Com certeza vai ser mais romântico vocês se casarem e voltarem da lua de mel para um apartamento todinho de vocês.
Multiplique seu dinheiro
Depois de planejar o quanto você consegue juntar, pesquise maneiras de como multiplicar seu dinheiro. Procure uma consultoria do seu banco ou de amigos que fazem investimentos, por exemplo. Existem vários produtos e serviços de baixo risco que podem ajudar você a multiplicar o dinheiro e conquistar seu apartamento mais rápido. Claro, sempre pergunte sobre riscos e escolha sempre o investimento que for mais seguro para vocês dois!
E aí, gostou das nossas dicas? Como está seu planejamento financeiro para a aquisição do tão sonhado apartamento? Compartilhe seus planos conosco!