Em um cenário concorrido como é o caso do corretor de imóveis, o profissional tem mais uma ferramenta para fortalecer sua imagem: o marketing pessoal.
De forma resumida, o marketing pessoal ressalta e consolida as qualidades do profissional frente ao público, favorecendo principalmente seus contatos, reputação e relações interpessoais.
Consistência, autenticidade e persistência são palavras chave que nortearão suas decisões na consolidação da sua marca.
Sendo assim, quer saber como desenvolver uma marca pessoal poderosa? Confira nossas dicas:
Identifique seus pontos fortes
O primeiro passo para as ações de marketing pessoal é identificar os seus pontos fortes e trabalhar para melhorá-los. Por isso, se você tem dificuldade nessa questão, vale perguntar aos seus amigos e familiares mais sinceros sobre as características que merecem destaque.
Pontualidade é fundamental
Você já deve ter ouvido a frase “a primeira impressão é a que fica”, e ela é uma grande verdade no mercado imobiliário. Assim, se há uma visita marcada no imóvel, chegue antes do cliente e espere por ele.
Ter responsabilidade com os horários e saber organizar o tempo é fundamental para qualquer carreira, além de ser um hábito que afeta positivamente outros aspectos da sua vida.
Cuide da sua imagem como corretor de imóveis
Seguindo a mesma ideia da dica anterior, cuidar da própria imagem também é importante para uma marca pessoal sólida. Por isso, é sempre indicado usar roupas adequadas, limpas e bem passadas, além de tomar cuidado com os cabelos, barba e unhas.
Outra questão importante é prestar atenção ao vocabulário. Por exemplo, gírias e palavras de baixo calão estão fora de cogitação, além de ser necessário cuidado com o tratamento demasiadamente informal.
Esteja presente na internet
A sua marca pessoal também pode (e deve) ser reforçada na sua presença digital. Dessa forma, aproveite as facilidades das redes sociais para criar e desenvolver relacionamentos com seus clientes e público de interesse. Um canal de YouTube para os mais desinibidos frente às câmeras, um podcast ou um artigo bem escrito sobre os conteúdos que você domina são ótimas formas de começar a gerar valor e se posicionar como especialista na sua área de atuação.
Faça networking
Não dá para falar de relacionamento sem lembrar do networking. Para um corretor de imóveis de sucesso é fundamental manter uma rede de contatos, o que pode ser feito online, principalmente no LinkedIn, e offline, em cursos de capacitação e eventos do mercado imobiliário. Use todas as oportunidades que tiver para interagir com seus colegas, trocar experiências e contatos.
Agora que você já sabe que o marketing pessoal não é um bicho de sete cabeças, comece a colocar as dicas em prática e lembre-se: jamais se acomode. Busque a melhora constante de suas qualidades e faça o sucesso ser uma consequência do seu trabalho.