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20 fev 2018

 É comum falar que alguém “mora bem” para se referir à região ou ao bairro. De fato, uma boa localização é um trunfo para valorizar o apartamento, mas não é o único. Há vários outros aspectos que podem impressionar o potencial comprador, como o interior do apartamento e o seu exterior.

Se você pretende comprar, vender ou investir no mercado imobiliário, confira abaixo alguns fatores que podem influenciar diretamente o valor de um imóvel.

1 – Moradores diferentes, valores diferentes

Após a localização, um dos primeiros aspectos da valorização depende do tipo de público a que o imóvel será destinado. A idade do comprador, por exemplo, muda completamente o que ele busca valorizar o apartamento. As expectativas de um casal de idosos que irá morar sozinhos são muito diferentes de um casal ou uma família com filhos pequenos.

Por isso, se você vai vender um imóvel, é ideal entender o perfil do comprador e o que ele busca, para saber quais são seus trunfos na hora de negociar.

2 – Finalidade de valorizar o apartamento

A finalidade do negócio também faz diferença no preço. Se você está pensando em vender, um ponto forte a seu favor é que o imóvel esteja fiel à planta original. Mudanças demais para deixá-lo com a sua cara ou atender uma vontade pessoal podem desvalorizar o apartamento.

Já para locação,  essas mudanças tem menos impactos, e podem até mesmo ser bem-vindas: um armário embutido nos quartos,  uma cozinha com prateleiras planejadas pode ser vantagem para o locador.

Se o seu objetivo é investir a longo prazo, como lotes ou um apartamento na planta, observe as futuras obras e projetos urbanos para a região e as tendências de crescimento que podem melhorar o entorno e alavancar o preço.

3 – O cenário pode ajudar

Não é atoa que apartamentos do mesmo prédio, mas em andares diferentes, podem ter preços diferenciados. Aqueles que estão mais altos tem várias vantagens, como receber mais iluminação natural e ventilação, isolamento acústico maior em relação a rua e as redondezas, além da vista. Ter uma visão despoluída é um privilégio muito valorizado, principalmente nas grandes cidades, onde o excesso de edificações pode bloquear a visão.

 Até mesmo o lado para o qual o imóvel está virado pode afetar o valor, um vez que a orientação vai determinar a incidência do sol no seu interior. Uma vista para praças e parques ou, do contrário, para uma rodovia ou áreas industriais, também pode fazer diferença.

 4 – Aparência externa

Assim como qualquer outro produto, a embalagem é o primeiro contato do cliente. Por isso manter  a fachada da casa ou do prédio em bom estado é um ponto importante para valorizar o apartamento.

Mesmo com um interior impecável e bem decorado, pichações, grama alta, falta de pintura e poluição visual de cartazes afixados nas paredes passam a impressão de descuido e abandono.

5 – Acesso a produtos e serviços

A presença de um comércio local que ofereça uma boa variedade de serviços básicos também é um importante valorizador no mercado imobiliário. Restaurantes, padarias, supermercados, farmácia e escolas próximos são sinais de conforto no dia a dia. Por isso, regiões próximas a shoppings centers são tão valorizadas.

6 – Mobilidade urbana

Mesmo com acesso a serviços básicos, lazer e comércio que dispensem o uso de automóvel, a mobilidade urbana ainda é um diferencial. Morar em um local acessível, seja pelo transporte público, vias de acesso rápido sem engarrafamentos significa qualidade de vida.

Antes de comprar ou vender um apartamento, procure saber sobre a situação do trânsito nas redondezas, vias de acesso e, também se há ocorrências de enchentes durante as chuvas.

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