Uma horta em casa é fonte de alimentos frescos e saudáveis, ajudando o seu bolso e a sua saúde. Considerada por muitos como um verdadeiro luxo, cultivar temperos, verduras e legumes em casa é uma realidade mais prática e barata do que parece. Mesmo para quem mora em apartamentos compactos é possível ter o seu cantinho para plantar.
Nós preparamos algumas dicas para te ajudar a começar a horta em casa. Confira!
Iluminação é essencial
O principal recurso para uma horta em casa é abundante e gratuito: luz solar. Para montar a sua, escolha um local que receba pelo menos cinco horas de sol por dia, principalmente o da parte da manhã.
Algumas plantas não precisam de tanta exposição direta a luz solar. Por isso, se for plantar mais de uma espécie em um mesmo vaso, confira se elas tem comportamentos semelhantes.
Espaço não é desculpa
Para quem mora em apartamento ou tem pouco espaço em casa para uma área com terra, a dica é distribuir as mudas em pequenos vasos e colocá-los em estruturas verticais. Nas lojas especializadas é possível encontrar treliças para a colocação dos vasos que podem ser pendurados ou fixados na parede sem ocupar muito espaço.
Também é possível fazer o seu próprio suporte com materiais baratos. Tendência de longa data da decoração, paletes e caixotes de madeira são ótimas opções para montar sua horta vertical.
Os caixotes podem servir diretamente como vasos para o plantio. Para isso, basta forrar com uma lona para evitar que suje o local e encher com terra adubada. Você pode deixá-los suspensos por arames ou cordas presas ao teto, ou fixados na parede com parafusos. A combinação da madeira com as plantas dá um toque a mais na decoração.
Práticos e duráveis, encanamentos de PVC ou embalagens pet também podem servir como vasos em uma horta vertical. Basta vedar as extremidades do recipiente ou do cano, cortá-lo ao meio e encher de terra. Eles também podem ser fixados na parede ou pendurados no teto.
Fique atento ao sistema de drenagem da horta
Independentemente do recipiente usado para fazer a sua horta, lembre-se de que é necessário um sistema de drenagem, para escoar a água e evitar que sua planta apodreça.
Com uma furadeira, faça pequenos furos no fundo dos vasos. Para evitar que a água leve embora parte da terra e dos nutrientes do solo, coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida, cubra com um tecido e em seguida coloque a terra.
Mas se optar pelo pratinho para escoamento, não se esqueça de cobri-lo com areia, para evitar o aparecimento de focos do Aedes aegypti.
O que plantar na horta?
Para começar uma horta, os temperos são opções que rendem mais e são mais práticos para cuidar. Ervas como orégano, salsinha, cebolinha, manjericão e alecrim são perenes, ou seja, basta plantar uma única vez e cuidar que elas sempre vão render. Por isso, elas ainda têm a vantagem de poderem ser plantadas em vasos pequenos, colocados em suportes ou mesmo na janela da sua cozinha.
Para quem tem mais espaço, existe a possibilidade de apostar em hortaliças, como alface e couve, ou legumes, como pimentão, tomate-cereja, pimenta-biquinho e brócolis. Essas opções demandam uma adubagem melhor do solo e mais cuidado, além de ter um ciclo perecível, isto é, precisam ser replantadas eventualmente.
Gostou do texto e já está pronto para começar sua horta? Fique ligado nas nossas redes sociais e confira outras dicas!