Deixar a nossa casa do jeitinho que sempre sonhamos exige, na maioria das vezes, que façamos uma boa reforma, certo? No entanto, nem sempre é viável alugar outro imóvel ou ficar na casa de parentes durante as obras.
A boa notícia é que é possível sim conviver com obras na sua casa e continuar com a sua rotina normal. Não é uma tarefa bem simples, mas com disposição e força de vontade é possível que você e os outros moradores da casa tirem de letra esse período.
Confira agora as 5 dicas que preparamos para você conviver numa boa com este momento!
Comece pelo planejamento
Como toda reforma bem sucedida é necessário realizar um planejamento eficiente. Para facilitar esse trabalho faça um cronograma detalhado dos serviços que serão executados. Além disso, insira em uma planilha todos os gastos e reserve 20% a mais para os extras.
Contrate mão de obra especializada
Solicite vários orçamentos e peça referência dos profissionais que vão trabalhar na sua reforma. Opte por aqueles que tenham horários mais flexíveis, assim é possível conciliar os seus horários com a execução do serviço.
Mantenha o ambiente organizado
Agora você deve estar se perguntando como vou manter a organização em meio ao pó e entulhos? Parece impossível, no entanto, não é.
Retire todo o lixo diariamente e combine com o profissional contratado que os entulhos devem ser organizados todos os dias para serem descartados. Além disso, para liberar espaço organize seus pertences em caixas e coloque em outro cômodo.
Busque soluções práticas e minimize o impacto
Se o objetivo é repaginar as paredes, talvez não seja preciso contratar mão de obra para lixar, realizar uma nova textura e fazer uma nova pintura.
Hoje é possível ter efeitos iguais e até mais charmosos com técnicas mais simples, como o uso de papéis de parede, que são encontrados em diferentes texturas e cores.
E se você tiver habilidade pode, inclusive, realizar a colocação do papel de parede, afinal o processo é simples, rápido e sem sujeira.
Evite quebradeiras!
Geralmente, quando pensamos na troca de piso e revestimento das paredes logo vem à memória barulho, quebradeira e muito entulho. No entanto, muitos pisos podem ser colocados em cima do antigo, evitando trabalho e mão de obra.
Outra dica também é realizar o serviço por etapas. Não precisa fazer tudo de uma vez para que a cozinha e ou banheiro fique interditado. Faça cada passo de uma vez e, sempre que possível, organize o ambiente.
Atente-se à proteção dos móveis
Nem sempre é possível armazenar os móveis em outro espaço da casa. Se esse for o seu caso, redobre a atenção com a proteção dos mesmos. Utilize plástico ou papel para envolvê-los, não se esqueça de proteger também as portas.
Se o ambiente possuir lustres suspensos o ideal é retirá-los durante este período.
Tenha paciência e não desista
Alguns transtornos são inevitáveis, entretanto, o importante é não desistir do processo no meio do caminho. Com o cronograma em mãos fica ainda mais fácil manter o foco na reforma, afinal você ganha novo fôlego a cada etapa concluída!
E você, já tem a data para reformar a sua casa? Se quiser saber mais sobre reforma e decoração fique de olho em nosso blog. Até a próxima!