Muita gente concorda que pagar aluguel é algo que não vale a pena pela ausência de retorno. Ainda assim, muitas famílias preferem viver na condição de inquilinas a lidar com o desafio de comprar o primeiro apartamento. E se você soubesse que há muito mais vantagens do que obstáculos no ato de investir no seu imóvel?
O artigo de hoje foi pensado para te ajudar a entender porque sair do aluguel e comprar o seu primeiro apartamento é a melhor atitude a tomar. Continue a leitura e confira!
Construir um patrimônio
Quando se vive de aluguel, a única garantia que você possui é a que permeia as condições do contrato. Mas conforme o tempo vai passando, é fácil perceber que esse custo — que poderia ser utilizado como investimento — não agrega valor à sua vida em longo prazo.
Ter algo em seu nome, e que possa ser passado para o nome de alguém da sua família no futuro, é algo que não tem preço. Sendo assim, por que aplicar um valor que poderia te ajudar a erguer seu patrimônio em algo tão temporário quanto instável como o aluguel?
Obter estabilidade
A partir do momento em que você financia um apartamento, já tem clara noção de como as parcelas ficarão fixadas e quais serão as taxas a pagar até o final do processo de compra. No entanto, o mesmo não acontece com o aluguel, já que o senhorio tem liberdade para aumentar o valor pago anualmente, cabendo ao inquilino se ajustar ao novo valor, ou buscar outro lugar para viver.
Poder realizar reformas
Outro ponto de atenção é em relação às mudanças, reformas e consertos dentro do apartamento. Na condição de aluguel, é necessário pedir autorização, e mais do que isso, convencer o senhorio de que esta ou aquela reforma é necessária. Já quando a casa é sua, você não precisa depender da opinião de terceiros, simplesmente faz o que deve ser feito no momento em que desejar.
Comprar de modo facilitado
Se antes comprar o primeiro apartamento era um sonho quase utópico, hoje em dia é possível observar que existem diversas maneiras de fazer com que esse sonho se torne realidade. Financiamentos com construtoras ou diretamente com algum banco, e até o uso do FGTS são maneiras de efetuar a compra do primeiro apartamento sem apertar demais o seu orçamento.
Garantir segurança financeira
Imagine que você passa a viver de aluguel, constitui família, se familiariza com o bairro, faz amizade com seus vizinhos e, em dado momento, o senhorio pede a casa de volta por um motivo qualquer. Seria decepcionante, não é verdade?
Levando em consideração os gastos com mudança, a localização do seu trabalho — e talvez o colégio das crianças — tudo isso seria um obstáculo na qualidade de vida e no aspecto financeiro de sua família. Sair do aluguel e adquirir sua própria casa, no entanto, faz com que esse receio não mais exista.
Viu como sair do aluguel e comprar o primeiro apartamento pode ser vantajoso? Então, compartilhe as informações deste artigo com seus amigos nas suas redes sociais!