Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

31 mar 2020

Sabemos que para realizar o sonho da casa própria precisamos de muita pesquisa e conhecimento de termos que antes não faziam parte do nosso dia a dia. Para realizar uma compra segura e dentro do que esperamos, é preciso estar por dentro de tudo o que envolve a aquisição do imóvel.

 

Provavelmente nessas horas e horas de pesquisa você se deparou com o termo “INCC”. Mas você sabe o que ele é e para que ele serve? Bom, continue a leitura que você irá descobrir!

 

O que é INCC?

 

A sigla INCC significa “Índice Nacional de Custo da Construção” e foi criada pela Fundação Getúlio Vargas. A sua principal função é medir mensalmente a variação do custo dos insumos, ou seja, materiais, mão de obra, entre outros, utilizados em construções habitacionais. Geralmente, ele é cobrado para corrigir contratos na compra de imóveis, enquanto uma obra ainda está sendo construída.

 

O índice, a princípio, foi criado somente para a cidade do Rio de Janeiro, em 1950. Com o tempo, a FGV percebeu a necessidade de estender esse índice a outras cidades. Hoje, o seu cálculo leva o custo de materiais, equipamentos, serviços, mão de obra e tecnologias necessários para a construção civil em sete capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

 

Como é calculado esse índice?

 

Esse índice nacional é composto pela média ponderada dos dados coletados nas sete cidades analisadas, sendo uma combinação de um sistema de preços com um sistema de pesos. Confuso, né?

De maneira geral, o índice considera os valores de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra. Dentro disso, o custo de materiais é dividido em três grupos: estruturais, instalações e acabamentos. A FGV obtém esse dado a partir de orçamentos analíticos de empresas de engenharia civil. Todos os valores de cada mês são oficialmente tabelados.

 

Observações importantes

 

É importante deixar claro que o INCC só pode ser cobrado em cima de um apartamento comprado na planta. Isso porque, ao comprar um imóvel em construção, você não financia somente o apartamento e sim a obra por completo. Portanto, isso envolve custos de materiais que se alteram ao longo de todo o projeto e o INCC é usado para reajustar o saldo devedor durante essa fase. 

Vale lembrar que esse índice não é juros nem pode ser cobrado como tal. Ele simplesmente corrige o valor restante para ajustá-lo à variação dos custos da obra e será feito em cima do saldo devedor e não sobre o valor total do apartamento ou casa.

Aqui neste link: https://www.melhorcambio.com/incc você pode simular e calcular o INCC de cada mês!

Ainda restou alguma dúvida sobre o INCC? Deixe aqui nos comentários!

 

Posts Relacionados