Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

21 dez 2015

Você se casou recentemente e vai morar em um apartamento sem área externa. Ou então, mudou-se de uma casa com quintal para um apê com uma sacadinha. Não precisa desistir da horta com suas plantinhas e temperos preferidos. E nem é necessário que você se preocupe com grandes espaços e equipamentos de jardinagem. Bastam algumas dicas de materiais recicláveis, certo conhecimento sobre as plantas e pronto: a hortinha reciclada para apartamento estará à mão. Faça você mesmo!

Materiais reciclados dão charme à horta

Aquelas garrafas pet vazias que você jogava fora podem ser cortadas e transformadas em vasinhos transparentes. Penduradas ou assentadas sobre uma pequena superfície, elas podem ser o espaço suficiente para uma hortinha de temperos. Do mesmo modo, restos cortados de canos de PVC ou até uma sapateira de pano, cheia de bolsinhos, podem se transformar em hortas suspensas. Latinhas de alimentos podem ter seus rótulos retirados ou mesmo podem ganhar nova pintura. O importante é saber que qualquer item que serviria apenas para poluir o meio ambiente pode se transformar em elemento de uma hortinha reciclada, na lógica do faça você mesmo.

Mais reciclagem à vista

Além desses materiais que são recipientes de alimentos, há dois outros que vêm fazendo a cabeça de quem quer ter uma hortinha no apartamento. Os pallets de madeira vêm sendo reaproveitados, na forma de quadros que sustentam vasos de plantas ou ao modo de deques no chão. Também de madeira, os caixotes de feira, se lixados e tratados, têm se transformado em escaninhos, prateleiras, estantes suspensas e outros itens onde as plantinhas podem morar. Nos dois casos, são materiais que você encontra até de graça, no mercado da esquina ou na feira perto de casa. 

Os tipos de plantas e o seu espaço

Depois de ter os recipientes que receberão as plantas, é importante conhecer as possibilidades. O espaço da horta fica só à sombra, o dia todo? Recebe sol direto sempre? Venta muito? De acordo com essas condições, é possível escolher plantas e temperos para a sua horta. Manjericão, hortelã, alecrim, cebolinha, entre outras, precisam de, pelo menos, quatro horas de sol por dia. Ervas aromáticas para chás, por exemplo, precisam de sol direto. Além disso, é preciso planejar o afastamento entre os vasinhos e jamais esquecer da rega. Ao menos uma vez por dia, de manhã ou no final da tarde, é preciso molhar as plantinhas. 

E água não basta para manter sua horta

A água todo dia, assim como as horas de sol adequadas, ajuda a manter sua horta. No entanto, não se esqueça de que são necessários outros cuidados, de vez em quando. Adubo, manta geotêxtil, areia para drenagem e uma pazinha serão fundamentais para o plantio das mudas, mas também para a manutenção da mini-horta. Os vasinhos, sejam feitos de pets ou de latas, precisam ter furinhos no fundo, para não acumular água. 

Pois bem: com os conhecimentos afinados sobre cada espécie de planta e as condições do espaço de que você disporá, sua horta é possível. É uma delícia cozinhar com manjericão colhido na hora, não é? Para mais informações e detalhes sobre hortinhas recicladas em apês, baixe nosso ebook e faça você mesmo!

Posts Relacionados