Veja como escolher luminárias ideais para diversos ambientes da sua casa
Escolher luminárias para sua casa é basicamente uma questão de saber levar em conta a “quantidade” de luz que aquele ambiente precisa, com o estilo de decoração que mais combina com o espaço.
Uma cozinha, por exemplo, precisa de bastante iluminação, um quarto, pode ter menos intensidade.
A verdade é que se existe um elemento de decoração que apresenta uma ampla variedade de opções e modelos, esse elemento é a luminária.
Pendentes e cheias de detalhes, grandes ou pequenas, discretas ou chamativas, para cada modelo existe uma função mais adequada.
Veja nesta postagem algumas dicas para você escolher a luminária ideal para diferentes espaços de sua casa, e que atendam perfeitamente às suas necessidades estéticas e de iluminação.
Como escolher a luminária perfeita
Aquele lustre de cristal…
Não pense que apenas ambientes requintados e cheios de glamour podem receber lustres de cristal.
Uma tendência que pode ficar muito elegante é combinar elementos de época, como os lustres de cristal estilo “palácio”, com móveis mais modernos.
Design diferenciado
Existem lustres simplesmente incríveis, com um design extremamente inovador e criativo, muitas vezes assinados por designers famosos.
Eles ficam muito bem sobre mesas de jantar ou mesmo em salas de estar, de TV ou de jogos, sem falar nas cozinhas gourmet, onde podem dar aquele toque especial na decoração que você procura.
Portanto, lembre-se: para usar um lustre totalmente inovador, é preciso que o restante da decoração mantenha esse mesmo nível de sofisticação, caso contrário, há o riso da peça ficar deslocado no ambiente, sem produzir o efeito desejado.
Luminária não pendente
Quando se fala em luminárias, logo vem à cabeça das pessoas pendentes e lustres.
Mas as luminárias fixadas diretamente no teto também podem dar um efeito especial aos ambientes, principalmente quando se deseja dar mais foco de luz a determinados pontos do espaço.
Outra opção, nesse caso, é compor a luz da luminária fixa no teto com outros tipos de iluminação indireta, escondidas por trás de reentrâncias ou detalhes em nichos nas paredes.
Spots e abajures
Quem prefere uma decoração mais clean e despojada pode optar por spots no teto e abajures de design moderno.
São peças menos chamativas e a responsabilidade por chamar a atenção no ambiente recai sobre outros elementos da decoração.
Personalizados
Algumas propostas de decoração usam as luminárias instaladas de forma especial, usando seus elementos com mais criatividade e ousadia, deixando fiações à mostra, por exemplo.
Outra opção que dá um toque rústico é usar as lâmpadas sem anteparos ou proteções, expostas em toda sua beleza, por exemplo.
Como alertamos no início deste post, existe uma enorme variedade de modelos e ideias de como usar luminárias em sua casa.
Essa é uma peça importante que confere muita personalidade aos ambientes e, por isso, merece toda sua atenção e cuidado na hora de escolher.
Além do lado estético e do estilo da decoração, não se esqueça de verificar se as instalações elétricas de sua casa comportam o tipo de luminária que você escolheu.
Prefira lâmpadas frias, que consomem menos energia e duram muito mais tempo.
Estas dicas de como escolher luminárias de forma prática até encontrar o modelo ideal para os ambientes de sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.