Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

29 abr 2020

O sonho da casa própria envolve várias fases: escolher o empreendimento ideal, fazer uma simulação de compra, decidir se vai utilizar o FGTS ou não e, finalmente, fechar todos os detalhes do seu financiamento imobiliário! E, nessa parte, são necessários alguns documentos para certificar que você consegue comprometer parte da sua renda na compra do apê.

Portanto, para aprovação do seu financiamento junto ao banco financiador, no nosso caso a Caixa Econômica Federal, é preciso comprovar o seu compromisso com o pagamento das parcelas. É uma garantia que o banco tem para conseguir oferecer o crédito que você precisa para concluir sua compra!

Então, para ajudá-lo nesse processo, aqui vai uma lista dos documentos que você precisará para realizar o seu financiamento!

 

Lista de documentos necessários para o seu financiamento imobiliário

 

Documentos de identificação

 

Primeiramente, é preciso apresentar o RG ou CNH, junto ao CPF do titular da compra. Importante estar com o nome atualizado, no caso de pessoas casadas, divorciadas ou viúvas. O nome precisa condizer com o nome registrado na certidão de nascimento também.

E, pode ser utilizado também, a Carteira Profissional. Exemplos: OAB, CRM, CREA, entre outros.

 

Certidões

 

É necessária a apresentação de algumas certidões também, como a certidão de nascimento e, quando for o caso, certidão de casamento, certidão de óbito e divórcio averbado

A comprovação do seu estado civil influencia diretamente no seu financiamento.

Também será solicitado a Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais. Ela pode ser emitida no site da Receita Federal e mostra se há débitos ou pendências cadastrais em nome do interessado no financiamento.

 

Comprovante de endereço

 

O comprovante pode ser conta de luz, de telefone, correspondência bancária, entre outros. Ele precisa ser recente (validade de 60 dias da emissão) e estar, preferencialmente, no nome do cliente.

Caso o cliente não tenha o comprovante de endereço em seu nome, poderá apresentar um comprovante em nome dos pais.* Importante checar com o seu consultor de crédito essa possibilidade.

 

Comprovante de renda

 

Nesse ponto, o banco precisa entender qual é a sua situação financeira e se mais pessoas participarão da composição da renda. Com base nisso será definido o valor da carta de crédito.

É importante lembrar que as prestações do financiamento não podem ultrapassar 30% da renda familiar comprovada. E as formas de comprovação variam para cada situação:

  1. No caso dos trabalhadores assalariados, é solicitado os três últimos contracheques para verificação da renda.
  2. Para empresários, é preciso a declaração de pró-labore, que pode ser emitida pelo contador da empresa para comprovar os rendimentos.
  3. Para profissionais liberais e autônomos, é solicitado o extrato bancário dos últimos seis meses, junto com a Declaração do Imposto de Renda.

 

  Portanto, veja em qual categoria você se encaixa e vá preparando todos os documentos para garantir o financiamento ideal para a sua realidade familiar!

 

Carteira de Trabalho

Será necessário, também, apresentar a Carteira de Trabalho quando a pessoa for um trabalhador assalariado. É importante para checar informações do emprego atual e anteriores.

 

Extrato do FGTS

Este item é exclusivo para quem tem interesse em utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ajudar no pagamento do financiamento, seja como entrada ou como amortizador das parcelas.

Para utilizá-lo, é preciso que apresentar o extrato original, com data, carimbado e atualizado do FGTS, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal.

 

Conclusão

Bom, essa é uma lista de alguns documentos básicos para conseguir o seu financiamento imobiliário. Importante lembrar que você sempre terá o auxílio de um consultor de crédito da Precon na hora de conseguir cada um deles, ok?

Além disso, é preciso que você já comece a poupar uma quantia especial para comprar o seu apê. Quanto menos dívidas, mais chances de conseguir aprovação do seu financiamento. Conte com a gente para o que precisar!

Ah, e você pode conferir mais informações no canal do Youtube Eu Quero Meu Apê 🙂

Posts Relacionados