Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

08 nov 2017

Com um clima quente em boa parte do ano, o brasileiro está sempre a procura de estratégias para vencer ou pelo menos despistar o calor. Nos dias mais quentes, o ventilador é o eletrodoméstico queridinho e muitas vezes fica ligado até durante a noite.

Além dessa saída mais óbvia, existem pequenos truques que, juntos, podem fazer a diferença na temperatura da sua casa. Confira as dicas que separamos para você melhorar o conforto térmico do seu apartamento.

O efeito das cores

Regra da natureza que vale para as paredes, piso, mobília e tecidos: cores claras refletem a luz, mas não absorvem calor. Apostar em tons claros ajuda a deixar sua casa iluminada e mais fresca.

No caso dos móveis, não há necessidade de trocar seu sofá preto de couro que você ama. Uma capa de tom mais suave e feita de um tecido macio resolve o problema, e você pode retirar com facilidade e guardar para as épocas mais quentes do ano.

Cortinas

As cortinas são ótimas para bloquear a luz e o calor, mas se usadas de forma errada podem reter o calor na sua casa.

 Uma ótima dica é usá-las para prolongar o efeito das temperaturas mais baixas da noite. Para isso, basta deixar as janelas e as cortinas abertas durante a noite para o ar fresco entrar, e fechá-las pela manhã, bloqueando o calor e mantendo a casa fria por mais tempo.

Também é bom que os tecidos das cortinas sejam leves e claros.

Economia em dobro

Conhecidas como lâmpadas frias, os modelos fluorescentes ou de LED não emitem calor como as lâmpadas incandescentes. A melhor opção são as de LED que possuem dupla vantagem sobre as concorrentes: além do benefício térmico, são 90% mais econômicas que as incandescentes e até 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Para a hora do sono

Além da regra das cores claras, as roupas de cama utilizadas em dias quentes devem ser de tecido leve. Materiais naturais como algodão ou linho conseguem melhorar a sensação térmica e proporcionar conforto durante o sono.

Refrigeração natural

Um verdadeiro ar-condicionado natural, plantas são ótimas para melhorar a umidade do ar e diminuir a temperatura ao redor. Distribuí-las pela casa ajuda a formar corredores de ar fresco, deixando o ambiente arejado.

Tenha o cuidado de escolher espécies resistentes ao calor e ambientes fechados, e não se esqueça do cuidado com a água nos pratinhos. Calor e água parada são aliados do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 Evite o excesso

O excesso de mobília pode ser um dos principais motivos para cômodos abafados. Além de acumular mais calor, eles atrapalham a circulação do ar. Apostar em uma decoração mais minimalista é uma boa opção para quem mora em lugares quentes.

Mesmo em cômodos com poucos móveis, a disposição das peças pode estar impedindo o fluxo de ar, criando pequenas ilhas de calor. Analise com atenção os espaços da sua casa, experimente novas posições e veja o impacto na temperatura do cômodo.

E seu apartamento, está preparado para enfrentar o verão? Coloque as nossas dicas em prática e compartilhe com os seus amigos no Facebook.

Posts Relacionados