Uma das principais dúvidas de quem pretende deixar de morar de aluguel e comprar sua casa ou apartamento é: onde devo comprar? Em um bairro comercial ou residencial? Qual deles é melhor? Será que existe uma escolha certa para esta questão?
Vamos descobrir as diferenças entre esses dois tipos de bairros? Decida qual escolher!
Bairro residencial: a escolha ideal por qualidade de vida
Um bairro residencial é, em poucas palavras, um bairro focado, pensado, planejado e estruturado para receber residências e famílias.
Dessa forma, todas as decisões e desenvolvimentos referentes ao bairro serão pensadas no conforto e bem-estar dos seus habitantes, normalmente priorizando a qualidade de vida.
Bairros residenciais costumam ter ruas amplas, arborizadas e limpas, pouco movimento de carros, mais segurança, além de instalações necessárias para a população, como escolas e clínicas.
Porém, essas vantagens vêm acompanhadas de uma desvantagem: o preço. Uma casa ou apartamento em um bairro residencial, geralmente, sai por um preço maior do que um apartamento equivalente em um bairro comercial. A lógica por trás disso é simples: quanto mais gente quer viver naquele local, maior a demanda. Quanto maior a demanda, maior o custo. É a velha lei da oferta e procura.
Outra desvantagem de um bairro residencial é a sua distância em relação aos grandes centros da cidade. Afinal, como ali o foco é apenas em residências, normalmente os postos de trabalhos ficam em outros bairros, relativamente longe. As opções de transporte público são também mais escassas em bairros residenciais, que praticamente exigem um carro na garagem para os moradores poderem se locomover.
Sobre os bairros comerciais
O bairro comercial, por definição, é aquele dominado por opções de comércio. Normalmente, estão localizados nos centros das cidades e acumulam um grande tráfego de pessoas e carros durante o dia.
Uma das principais vantagens de morar em um bairro comercial é a praticidade da sua localização. Por ser perto do centro da cidade, a pessoa está a uma distância curta dos principais pontos.
Além disso, em uma cidade, todas as ruas levam ao centro. Portanto, praticamente todas as rotas de transporte público passam pelos bairros comerciais. Assim, metrôs, ônibus e trens estarão a disposição da população local.
Convém afirmar também que os preços dos apartamentos nos bairros comerciais costumam ser mais acessíveis.
Apesar disso, também existem desvantagens. Como já dito, são muitas pessoas andando por ali diariamente, o que aumenta a insegurança do local, seu barulho e a poluição (visual, sonora e ambiental).
A questão entre o bairro residencial e o bairro comercial será determinada pelas prioridades do comprador. Se não se importar com barulho e movimentação e preferir a praticidade dos transportes públicos e de ter tudo perto, além do preço baixo, o bairro comercial é melhor. Se não abrir mão da tranquilidade e conforto, o melhor é investir num bairro residencial.
Ficou esclarecido sobre a diferença de um bairro comercial e um residencial na hora de escolher seu novo lar? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e transmita esse conhecimento para os seus amigos. Aproveite para deixar um comentário abaixo!