Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

21 ago 2014

Os financiamentos imobiliários representam, hoje, uma das formas mais usuais para se conseguir conquistar o sonho da casa própria. O melhor de tudo é que o brasileiro tem se adaptado muito bem a este tipo de crédito. No entanto, é sempre importante destacar que, desde 2004, o Brasil tem apresentado uma legislação bastante rígida para os devedores inadimplentes. Em muitos dos casos, apenas 3 meses de atrasos no pagamento já é o suficiente para que o imóvel possa ser retomado aos credores.

Por isso, é fundamental que haja um planejamento. Conhecer as exigências, preparar um capital de emergência e, principalmente, escolher a instituição que ofereça as melhores condições de pagamento, são apenas algumas das muitas precauções que devem ser tomadas para evitar dores de cabeça no futuro. Neste post, no entanto, vamos abordas alguns dos principais erros cometidos na hora de se financiar um imóvel.

Contratar sem pesquisar

Este é um ponto fundamental na hora de conseguir uma linha de crédito. Muitas vezes, por falta de pesquisa ou por negligência, muitos usuários de linhas de crédito imobiliário acabam ignorando as pequenas vantagens oferecidas por cada instituição para fazer a melhor escolha. Para se ter uma ideia, a diferença de 1% nas taxas de juros de um financiamento imobiliário pode representar uma economia de 50 mil reais ao final de 20 anos, sendo que a duração mais comum deste tipo de linha de crédito dura em torno de 35 anos.

Além disso, para se programar de verdade, é preciso conhecer todas as exigências e condições estabelecidas nos vários tipos de contrato. A maioria dos bancos privados, por exemplo, só financiam 80% do valor total do imóvel, sendo que os prazos para considerar um usuário inadimplente ou não podem variar. Conheça todas as peculiaridades da oferta e procure a instituição que seja menos onerosa e ofereça as melhores condições!

Falta de planejamento financeiro

Além de procurar o banco ou a instituição financeira com as melhores condições e as menores taxas de juros, é fundamental que haja uma reprogramação das finanças pessoais. A inadimplência caso você adquiria pode se tornar um prejuízo enorme, já que, além de desperdiçar o dinheiro gasto com as parcelas já pagas, os bancos podem leiloar o imóvel para que a dívida seja paga.

Por isso, é importante se planejar financeiramente, principalmente no caso de haver bens que possam comprometer diretamente a renda, como um carro, por exemplo. Além disso, nunca deixe o seu financiamento ser maior do que a metade do seu rendimento familiar mensal, e prepare uma reserva antes mesmo de contratar o crédito.

Em suma, um dos maiores cuidados que se deve ter na hora de se contratar uma linha de crédito imobiliária é tomar cuidado para não tomar prejuízos, e isso só será possível com uma boa avaliação das propostas dos bancos e da sua condição financeira. Lembre-se que conquistar o sonho da casa própria é importante, mas, como qualquer aquisição de grande porte, é preciso planejar!

E você? Está se precavendo para não cometer esses erros? Acesse o nosso blog e fique por dentro de mais novidades sobre o mercado imobiliário.

CTA_Compra-01

Posts Relacionados