A maioria dos apartamentos mais modernos oferece opções eficazes e práticas no condomínio, ou seja, no espaço comum do prédio, com piscinas, salão de jogos, academia interna, múltiplos serviços porta a porta – tudo para facilitar a vida dos moradores. Em compensação, é cada vez mais frequente que tantos benefícios aconteçam em edificações com apartamentos que sejam menores, onde se viva na área particular com espaços mais reduzidos.
Desse modo, é conveniente procurar maneiras de distribuir os móveis nos cômodos sem que se prejudique a circulação nos ambientes, aproveitar mais os espaços e criar certas impressões de ampliação espacial. Este é o seu caso? Então confira cinco dicas para otimizar o ambiente!
Use cores claras
Tons escuros são mais difíceis de iluminar e criam um resultado visual de achatamento e redução. Aplicar nas paredes e nos revestimentos uma pintura em cores mais leves e claras, como branco, bege, cinza médio e matizes pastéis produzirá uma sensação de amplitude no ambiente. Um artifício muito usado é pintar paredes e teto com uma mesma cor, porque a continuidade dos contornos do ambiente passa a ideia de volume único e maior.
Economize na quantidade de móveis
Não exagere na quantidade de móveis nos ambientes de sua habitação. Nos móveis maiores, prefira aqueles que sejam modulares. No caso de cadeiras, mesinhas de centro e de canto, além dos outros objetos de médio porte, opte pelo essencial. Distribua o mobiliário em uma disposição que seja prática e mais eficiente para sua rotina, em vez de prejudicar a circulação. Não abuse ainda nos itens de decoração.
Compre móveis que sejam multifuncionais
Uma mesa de utilidades que aumenta de tamanho para se jantar; um banco que abre um encosto extra para os pés ou proporcione um compartimento interno para se guardar jornais e revistas; poltronas que tenham nichos para colocar livros; camas baú. Móveis extremamente funcionais como esses são excelentes opções para se aproveitar os espaços e promover a boa circulação nos aposentos de sua habitação. Dê atenção especial à mobília com qualidades extensíveis e, de preferência, com cantos arredondados. Isso também vai ajudar a acumular menos móveis nos cômodos.
Utilize sistemas de embutidos e fixação nas paredes
O que for possível manter fixado nas paredes, utilize desta forma. Por exemplo: uma TV de tela fina pode tranquilamente ficar afixada em um painel na parede em vez de ocupar mais espaço do ambiente, ficando sobre um balcão ou uma enorme prateleira de armário na sala. Vários outros objetos e equipamentos podem ser acondicionados em nichos embutidos em móveis aderentes às paredes.
Integre os ambientes
Integrar alguns ambientes que usualmente são construídos de forma bem determinada e separada pode ser uma boa alternativa para aproveitar mais os cômodos e produzir uma ideia de expansão espacial. É o caso, por exemplo, de se colocar duas portas no banheiro, uma sendo aberta para cada um dos dois quartos do apartamento; de se colocar uma cozinha americana, separada da sala apenas por um simples balcão; ou ainda deixar o quarto e a sala divididos por uma porta de correr, a qual pode ser mantida aberta quando quiser.
Essas e mais dicas poderão ser imaginadas a partir da consulta com profissionais da área. Se você tem dúvidas quanto a otimizar áreas reduzidas de seu imóvel, com certeza encontrará soluções criativas e personalizadas do pessoal especializado nesse tipo de serviço, e com isso conseguirá espaços muito mais confortáveis e funcionais!