Todo mundo sonha em repaginar os ambientes domésticos. Só que quem é que tem dinheiro sobrando para fazer isso, principalmente neste momento de crise econômica mundial? É aí que as reformas econômicas entram em cena.
Em verdade, locais como o quarto, onde as pessoas passam as horas mais relaxantes do dia, deveriam receber atenção especial. Mas, poucos têm o privilégio de ir trocando sua decoração de acordo com as mudanças da vida.
O jeito, então, é apelar para a criatividade. Pequenos detalhes já podem causar uma mudança completa no visual de um ambiente, tornando-o mais aconchegante e funcional.
Confira dicas especiais de como fazer transformações, descomplicadas e econômicas, de modo a deixar um dormitório mais bonito e agradável. Boa inspiração!
Redecorando um dormitório
O quarto é um local voltado ao descanso e à renovação de energias. Isso não quer dizer que ele tenha que ser resumido apenas à cama, colchão e travesseiro.
Ele pode ter também elementos que expressem o gosto e a personalidade das pessoas que o habitam. Assim, a decoração assume esse papel importante de dar mais identidade ao ambiente.
Itens pessoais para reformas econômicas
Nem sempre, para promover uma verdadeira transformação, são necessários quebra-quebras e gastos excessivos, como já foi dito. Pensando em reformas econômicas, pode-se apostar apenas em acessórios e detalhes diferenciados. Uma ideia bem prática é expor lembranças de momentos importantes, como fotos de viagens em família. Figuras assim podem estar em porta-retratos, quadros e murais; sobre prateleiras, em nichos ou na parede.
Quando o quarto tem dimensões pequenas, faz-se mais necessário criar alternativas de espaço para guardar ou expor os objetos pessoais. É muita coisa para organizar. São roupas, sapatos, brinquedos, instrumentos musicais, livros e outros itens. Caixas organizadoras são versáteis e baratas. Elas podem ajudar a separar todo esse material, incrementando a decoração e liberando o ambiente da bagunça.
Iluminação
Outra ideia bem fácil e barata de optar por reformas econômicas de um quarto é trocar as luminárias e abajures do ambiente. Uma peça personalizada, às vezes, pode valer mais e dar melhores resultados do que um item pomposo de design. Por exemplo, pode-se usar uma garrafa de vidro com pequenas lâmpadas de LED pisca-pisca dentro para dar um charme extra à decoração do quarto.
Pintura
Um dos métodos mais eficientes em decoração de interiores para mudar o visual dos ambientes é a alteração da cor das paredes. Não há nada tão barato que cause o mesmo efeito. Mas, é importante avaliar, antes, a paleta de cores.
Para os dormitórios, de um modo geral, os matizes neutros, como bege e cinza, e os tons azuis, como amarelos, rosas e verdes claros são os mais indicados.
Texturas
Além das tintas, há outras formas de colorir as paredes. A pessoa pode optar por usar adesivos, tecidos ou texturas, por exemplo. Não precisa ser no cômodo todo, mas em áreas pontuais.
Isso já será o suficiente para criar um grande impacto visual. Mas, cuidado com certas questões. Estampas graúdas e tons escuros podem fazer o ambiente parecer menor e só ficarão bem com objetos mais discretos.
E mesmo depois de todas essas ideias sobre cobrir as paredes com pinturas ou texturas, o que resta de opção são os desenhos. Há pessoas que têm essa incrível habilidade e pode usar e abusar do seu talento para criar painéis personalizados para o quarto.
E mesmo quem não domina a técnica pode usar estêncil ou ainda mandar imprimir um adesivo com a imagem de sua preferência e uma gráfica.
Tecidos
Em vez de adquirir algum novo revestimento para a parede do quarto, o decorador pode sugerir ao proprietário uma medida menos drástica, que é a variação de tecidos.
Sim, em um mesmo cômodo podem-se ver vários itens menores nesse material e que poderiam ser facilmente trocados, como almofadas, mantas, colchas, edredons, cortinas e tapetes. Basta mudar apenas um que todo o ambiente se transformará.
Quando falamos de dormitórios para jovens e adultos, a composição mais elegante seria com os itens de cama lisos e claros. As estampas e cores fortes podem ficar para as demais peças têxteis. Já quanto aos dormitórios das crianças o melhor é o enxoval estampado – preferencialmente com figuras de seus personagens animados preferidos.
Peças repaginadas são uma boa pedida para reformas econômicas
O retrô ainda está em alta na decoração. Peças antigas, de mobiliário ou decoração, como espelhos, vasos de plantas, cabeceiras, criados-mudos, cadeiras e cômodas, podem ser reformados.
Uma nova pintura, cobertura de verniz, decoupage ou mesmo troca de puxador e elas parecerão modernas. E para lhes acompanhar, completando, então, todo o cenário, é oportuno o uso de arranjos, castiçais, velas e outros itens.
Lembrando que é extremamente importante que, acima de tudo, o quarto seja para o seu dono um lugar aconchegante e propício para o descanso. Portanto, enchê-lo de objetos pode comprometer a sua harmonia. É como na famosa frase do arquiteto Mies van der Rohe, “menos é mais”!
Estas dicas de reformas econômicas para o dormitório foram criadas pela equipe Viva Decora.