Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

18 mar 2015

A compra e venda de imóveis envolve custos e taxas cartoriais, como a taxa para pagamento da escrituração pública, registro da documentação do imóvel, dentre outros compromissos que devem ser analisados com cuidado.

Todos os passos devem ser verificados para que o comprador não tenha problemas no momento de realizar a compra de imóveis e repassar o mesmo para o seu nome. Mas você conhece todas as taxas cartoriais? Sabe qual seria o custo total para finalizar toda essa transação?

Caso não saiba, separamos a seguir algumas informações importantes quanto a compra e venda de imóveis. Acompanhe-nos:

Valor da entrada (imóveis financiados)

Se você não possui o valor total para compra do imóvel à vista, informamos que até mesmo para financiar é necessário ter uma quantia já guardada do valor do imóvel. Para conceder o crédito, os bancos exigem uma entrada de pelo menos 30% sobre o valor do imóvel.

O ideal para que as prestações não fiquem muito pesadas é dar uma entrada de 50% e financiar os outros 50%.

Custo de moradia

Outro item importante que muitos não levam em conta na hora de realizar esse tipo de compra são os custos mensais com o imóvel adquirido. Para não receber surpresas mensais, todas as despesas devem ser contabilizadas: conta de luz, água, condomínio, IPTU, telefone, internet, TV a cabo e o aluguel do imóvel atual, caso possua essa despesa.

O aluguel principalmente deve ser totalmente contabilizado até a entrega do imóvel novo. Pois, caso contrário, corre-se o risco de não conseguir pagar nem as parcelas do financiamento mencionado no tópico anterior.

ITBI

O ITBI é um imposto municipal cobrado sobre a transferência sobre os bens, dependendo da cidade ele pode chegar até 2% sobre o valor do imóvel.

Escritura pública

Para ter certeza quanto ao valor a ser pago pela escritura é necessário consultar a tabela do cartório, pois a taxa cartorial cobrada varia de acordo com o valor do imóvel.

Agora, se o imóvel for financiado, não é necessário haver o deslocamento até o cartório para realizar o registro da escritura, pois o contrato firmado com o banco possui a mesma veracidade da escritura pública.

Registro do imóvel

Você sabia que é necessário matricular o imóvel para conseguir realizar a verificação da sua situação cadastral na prefeitura e em outros lugares como o cartório, por exemplo? Através deste registro gera-se um número de matrícula que individualiza e torna o imóvel único.

Quem paga as taxas cartoriais?

Bom, agora que você já conhece as principais taxas cartoriais necessárias para se realizar a compra e venda de imóveis, vamos a mais uma pergunta importante: quem arca com as despesas dos impostos do imóvel? Quem compra, ou quem vende?

O responsável pelo pagamento destas taxas cartoriais é o comprador e não o vendedor, é ele quem paga a escritura e toda a documentação necessária.

Porém, caso o imóvel comprado possua taxas em atraso, como IPTU, pendências jurídicas, contas de água, luz e condomínio, essas responsabilidades são do vendedor, pois o imóvel deve ser entregue com tudo corretamente quitado.

Custo efetivo total

Para regularização de toda a documentação mencionada existe um custo, que não sai nada em conta para quem optou pela compra. O ideal é realizar a contabilização de todas as despesas —  custo efetivo total que envolve os juros do financiamento, a taxa administrativa, seguro, avaliação do imóvel — antes da efetivar a compra do imóvel

Ainda está em dúvida com as taxas cartoriais? Comente com a gente, nós podemos te ajudar! Continue navegando o blog e até a próxima!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados