Muitos pais são extremamente atenciosos ao preparar a decoração da casa para a chegada do bebê. Tomam todos os cuidados necessários para que o ambiente demonstre o quanto a criança é querida e bem-vinda.
Entretanto, com toda a euforia do momento, muitos se esquecem que a segurança do bebê deve ser a prioridade na adaptação da casa. Esse é o seu caso, mas você não sabe por onde começar? Temos uma sugestão: que tal começar lendo as nossas dicas?
Preparamos uma lista muito útil para que você transforme a sua casa em um ambiente seguro para seu bebê. Confira:
1. Adapte as janelas
Inicialmente, as janelas podem não representar qualquer problema, mas não se engane, o crescimento das crianças acontece bem rápido. Portanto, vale a pena adaptá-las desde o início. Assim:
-
Instale grades ou redes de segurança;
-
Evite segurar a criança apoiando-a na janela;
-
Não deixe móveis próximos às janelas, principalmente provadores;
-
Remova ou corte as cordas da cortina ou persiana, deixe-as com, no máximo, 15 cm.
2. Restrinja o acesso às escadas
Assim como as janelas, as escadas parecem não representar um risco de imediato, mas não é bem assim. Em média, os bebês começam a engatinhar entre o sétimo e o oitavo mês de vida, e mais rápido do que você pensa, eles podem tentar se aventurar nas escadas.
Então, nossa dica é que sejam instaladas fitas antiderrapantes nos degraus. A instalação é muito simples e pode ser feita pela própria família. Outro cuidado necessário é instalar na base e no topo da escada pequenos portões removíveis.
3. Instale protetores em móveis com quinas
Moveis com quinas e objetos pontiagudos devem receber protetores. Para os móveis, existem aparatos emborrachados próprios.
Em relação aos objetos pontiagudos, muitos possuem bases ou capas protetoras, mas, em alguns casos, usar essas proteções pode não ser suficiente. A melhor medida de segurança é mantê-los fora do alcance das crianças.
4. Quarto: pense na segurança do bebê, não apenas na decoração
Em relação ao quarto do bebê, muitos pais acreditam que como todos os objetos ali foram projetados para compor um ambiente infantil, que eles não representam riscos, mas não é bem assim! Existem riscos na maneira como os pais os utilizam. Portanto:
-
Evite montar e instalar o trocador e o berço próximos às janelas;
-
Mantenha a grade do berço sempre erguida e travada;
-
Assim que a criança começar a “firmar” o corpinho, abaixe ao máximo o estrado do berço — não espere que ela comece a levantar;
-
Evite decorações que tenham cordas ou peças pequenas nos berços.
5. Mantenha a criança protegida contra acidentes que envolvam eletricidade
Atualmente, já existem protetores para tomadas e eles podem ser instalados pela própria família. Entretanto, essa não é a única medida para prevenção:
-
Opte por passar os fios por trás dos móveis;
-
Mantenha secadores de cabelo, chapinhas, ferros e outros utensílios elétricos completamente fora do alcance das crianças e nunca em ambientes com saídas de água (como o banheiro, por exemplo).
6. Instale protetores nas portas
O cuidado com as portas é para que elas não prendam as mãozinhas das crianças. Em geral, é bem comum o uso de pesos que impeçam o fechamento abrupto das portas. Porém, vale redobrar o cuidado, instalando protetores de borracha ou de tecidos atados às maçanetas.
7. Evite objetos que podem causar intoxicação
Além de esconder os medicamentos e os materiais de limpeza, os pais devem se preocupar também em:
-
Evitar que esses produtos sejam guardados em recipientes de bebidas, como garrafas de sucos ou refrigerante;
-
Ter um local seguro para que as visitas deixem as bolsas, evitando que a criança tenha acesso acidental a vidros de perfumes, cartelas de remédios, etc;
-
Pesquisar se suas plantas ornamentais são tóxicas.
Gostou dessas dicas? Lembrou e acrescentou outro modo de prevenção para a segurança do bebê? Compartilhe-o com a gente!