Central de vendas 31 3615-1000 31 99807-0988

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

18 jan 2018

Em apartamentos pequenos, as áreas de lavanderias acabam ficando entre os menores cômodos da casa. Mesmo pequenas, elas seguem sendo um lugar fundamental para a rotina dos moradores. Mas, como organizar a lavanderia e para ter mais espaço.

Pequenos espaços para lavar, secar, passar e arrumar as roupas da família não são, no entanto, sinônimos de bagunça ou desordem. Muito pelo contrário, lavanderias pequenas demandam maior organização e planejamento do espaço. Isso não significa que você precisa investir pesado na decoração. Muitas vezes, basta criatividade.

Neste post você vai ver como ideias simples podem ajudar a deixar as pequenas lavanderias organizadas, funcionais e bonitas.

  1. Chão livre

Se o espaço na área de serviço e lavanderia é pequeno, a primeiríssima dica talvez seja a de livrar ao máximo o espaço no chão. Para isso, a palavra de ordem é verticalizar!

  1. Aposte nos ganchos

Eles são verdadeiros curingas e grandes aliados para organizar a lavanderia. Podem servir para pendurar cabides com roupas que já estejam passadas ou para guardar a tábua de passar roupas quando não estiver sendo usada.

  1. Abuse das prateleiras

Também na onda da verticalização, as prateleiras são uma boa sacada. Podendo ser usadas das mais variadas formas, elas servem para organizar os produtos de limpeza, como sabão em pó e em barra, alvejante, removedores de manchas, amaciantes, borrifadores e pregadores de roupas.

  1. Setorize

Usar prateleiras não garante, por si só, a organização dos produtos. A dica aqui é agrupá-los de acordo com a sua finalidade. Cestos ou nichos podem ajudar nisso. Pregadores podem ser guardados em potes ou cestos pequenos.

  1. Aproveite a parte superior para organizar a lavanderia

Nichos de marcenaria e cabideiros podem ser instalados na parte superior da lavanderia, por exemplo. Os cabideiros servem para pendurar roupas já passadas ou que devem secar já nos cabides e os nichos servem para acomodar roupas dobradas.

  1. Suspenda

Varais suspensos já são há muito tempo um clássico em apartamentos pequenos. Nesse caso, eles podem ser instalados sobre as bancadas de trabalho, sem ocupar toda a parte superior do teto.

  1. Clareia

Em espaços pequenos, como as lavanderias dos apartamentos, cores claras dão a sensação de amplitude.

  1. Para separar

Se a sua opção for separar a área de serviço da cozinha, boas alternativas são usar cortinas ou portas de correr entre um ambiente e outro.

  1. Armários embutidos para organizar a lavanderia

Assim como os nichos, eles podem ser instalados em partes superiores, mas, como são também versáteis, podem ficar embaixo das pias ou tanques. Nesse caso, servem para guardar todo tipo de coisa, de produtos de limpeza a escovinhas, flanelas e esponjas.

  1. Pense na luz

Os móveis, varais e demais facilitadores da organização devem ser pensados de forma que não bloqueiem a passagem de luz natural. Isso ajuda na secagem das roupas e na economia de energia elétrica.

  1. Uma boa bancada para organizar a lavanderia

Elas são essenciais, pois são espaços para organizar roupas e apoiar baldes e cestos. Nem por isso precisam ser grandes. Assim, em espaços pequenos, pode-se se instalar uma bancada retrátil, que possa ser recolhida quando não estiver em uso. Se sua máquina de lavar for de abertura frontal, a bancada pode ainda ser instalada acima da lavadora.

Com criatividade e algumas boas sacadas, as lavanderias dos pequenos apartamentos ganham muito em praticidade e funcionalidade, além de ficarem bonitas e organizadas.

Gostou das dicas para organizar a lavanderia? Então, assine nossa newsletter e receba mais sugestões que vão te ajudar a decorar e a organizar o seu cantinho.

Posts Relacionados