Todo mundo tem em casa pelo menos um móvel feito de madeira, mas pouca gente sabe que requerem cuidados mais do que especiais na hora da limpeza. A higiene não só garante sua vida longa, como o protege de pragas naturais, como o cupim. Este material foi um dos primeiros a ser utilizado na história da humanidade como matéria-prima para diversas finalidades por ser extremamente resistente (é usada para fins de marcenaria, engenharia, arquitetura, energia) e em diferentes colorações. E é justamente por ser um material orgânico que precisa de cuidados especiais na hora da limpeza. Pensando nisso, separamos 10 dicas para que você cuide bem dos seus móveis e os deixem bonitos como novos, mesmo com muitos anos de uso. Confira!
Evite a exposição solar
Nunca exponha o móvel ao sol. A luminosidade excessiva estraga a madeira e pode deixar o móvel descolorido, a não ser que você esteja procurando um efeito de envelhecido. Caso haja uma janela próxima, instale uma cortina para evitar que raios ultravioletas atinjam a madeira.
Cuidado com manchas
Panelas quentes sobre a mesa queimam e mancham a madeira. O ideal é sempre usar uma toalha para proteção contra as variáveis térmicas.
Atenção na hora de limpar
Preste muita atenção aos produtos de limpeza. Muitos são abrasivos e podem manchar ou até arranhar o móvel. Pano seco ou levemente umedecido em água com sabão neutro é mais indicado, contanto que se seque muito bem depois.
Água e umidade são vilões
Água e madeira não combinam. Mantenha seu móvel longe dela, que estuga e dilata o material. Umidade também é prejudicial à conservação. Deixe a mobília pelo menos três centímetros longe da parede para que haja circulação de ar e não tenha contato com possível umidade.
Distribua bem o peso
Não exagere no peso colocado sobre o móvel, o que pode vergar a madeira. Distribua o peso de maneira uniforme, evitando colocar coisas de um lado só.
Use cera de abelha na higienização
Cera de abelha é muito indicada por especialistas para proteger a madeira. Além disso, ela preenche pequenas ranhuras. Caso opte por produtos de limpeza, certifique-se que não tenham solvente na fórmula.
Escolha o pano certo para limpar
Os panos também são detalhes importantes da limpeza da madeira. As flanelas são as mais indicadas, pois não soltam fiapos e nem arranham a superfície. Separe um pano só para este fim.
Proteja-os da ação da natureza
Móveis de jardim não devem ter contato direto com a terra porque podem apodrecer ou sofrer ataques de insetos como cupins. Para as madeiras de demolição, os móveis devem receber uma camada de verniz protetor.
Cuidado ao movê-los
Nunca arraste seu móvel. Carregue-o sempre para não comprometer sua estrutura. Isso vale especialmente para guarda-roupas, que ficam facilmente com as portas desreguladas e ferragens danificadas. Recomenda-se desmontar o móvel e fazer a montagem de novo, mesmo que isso dê mais trabalho.
Lembre-se de fazer a manutenção
Por fim, faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.
Alguns móveis além de serem úteis, trazem uma história sentimental para o dono, como, por exemplo, uma cômoda que foi herança de uma avó ou uma cama que foi presente de casamento. Não importa a origem, mas a durabilidade atravessa gerações se respeitados esses cuidados.
E aí, gostou das nossas dicas? Tem outras sugestões? Compartilhe nos comentários!