A simulação de financiamento Caixa é uma ferramenta bastante útil para que você tenha uma ideia de como será o pagamento desejado por você. Isso permite que você se prepare de maneira efetiva para conseguir sair do aluguel ou andar de carro novo, por exemplo.
Entretanto, para que essa simulação corresponda à realidade, é preciso conhecer o que é necessário para realizá-la.
O que é preciso fazer em uma simulação de financiamento na Caixa? Confira a seguir!
Como funciona a simulação de financiamento na Caixa?
A simulação de financiamento na Caixa pode ser feita online e de maneira totalmente independente para que você tenha uma ideia de como será o pagamento das prestações. Essa simulação projeta quais condições sua situação se aplica, permitindo que você se antecipe e saiba o quanto vai pagar por mês e até quando o financiamento vai durar. Se você pretende financiar um veículo, por exemplo, você também pode fazer simulações com prazos diferentes para encontrar o menor tempo de pagamento, com uma parcela que caiba no seu bolso.
O que é preciso para fazer a simulação?
Como a Caixa oferece diferentes tipos de financiamento, antes de fazer uma simulação é preciso que você conheça alguns dados que serão solicitados para que a simulação funcione. Com isso, os principais fatores necessários incluem:
Tipo de financiamento
A simulação de financiamento de um veículo na Caixa não é o mesmo que de um imóvel, porque são bens com valores diferentes e pagamentos com taxas de juros diferentes. Por isso, é preciso identificar corretamente qual é o tipo de financiamento que será escolhido.
Tempo de financiamento
Outra característica que impacta a simulação de maneira importante é o tempo de financiamento. Quanto maior for o tempo, menores são as parcelas, mas maior é o valor acumulado. De maneira oposta, tempos menores fornecem pagamentos com prestações mais caras, mas que são mais baratos em geral.
Renda familiar mensal
Como as parcelas dos financiamentos não podem comprometer mais do que 30% da renda familiar mensal, esse também é um dos dados mais importantes e que, inclusive, pode afetar todos os outros. Isso significa que a sua renda familiar estabelece um limite em relação a quanto você poderá pagar por mês. Com isso, dependendo da sua renda, você não poderá escolher um pagamento de 24 meses e terá que optar por um de 60 parcelas.
Características do bem a ser financiado
As características do bem a ser financiado devem constar na simulação, já que é isso que determina o valor do financiamento. No caso de querer comprar um imóvel com o pagamento, por exemplo, é preciso dizer quanto esse imóvel custa, onde ele está localizado e se é novo ou usado.
No caso de um veículo, é preciso dizer se o veículo é novo ou usado, modelo e marca e também o preço de financiamento. Essa característica, portanto, é decisiva para definir qual será o valor do pagamento e quais serão os resultados da simulação.
Quais os resultados da simulação de financiamento?
Os resultados esperados podem dizer respeito à demonstração completa de quantas parcelas serão pagas, em quais datas e com quais valores. Além disso, a simulação também indica a necessidade ou não de entrada e de condições específicas, como se é possível ou não realizar o financiamento.
No geral, a simulação não funciona como proposta, cabendo à Caixa fazer uma análise de crédito e de informações após solicitação. A simulação de financiamento na Caixa exige informações necessárias sobre o tipo e condições de pagamento, bem a ser financiado e sua renda familiar mensal. Com isso, o próprio sistema gera resultados que emulam como será o financiamento que você pretende realizar.
Quer aproveitar seus novos conhecimentos sobre o assunto? Leia o post “Como sair do aluguel? 6 dicas imperdíveis para conseguir” e veja como ter um lar para chamar de seu!