Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

23 Maio 2016

Como toda compra importante, comprar um imóvel demanda planejamento financeiro. Que gastar sem pensar nos compromissos ou metas traz aquela sensação de liberdade, isso é fato.

Mas, quando se tem um objetivo maior, priorizar é a chave para o sucesso.  Programar a aquisição da casa ou apartamento próprio é passar a planejar um futuro sólido, desejo que faz parte da vida de todos. Criar estratégias para se planejar direitinho e logo estar com as chaves do seu imóvel em mãos é uma excelente forma de chegar aonde você quer.

Quer se preparar para comprar seu imóvel? Acompanhe os fatos que há em torno do planejamento financeiro:

1. Comprar imóvel financiado requer cuidados 

Lembre-se: as parcelas de sua casa ou apartamento farão parte do seu orçamento por um longo período. As suas despesas habituais, some as parcelas do seu novo imóvel e mantenha-se atento: apartamentos terão taxas mensais de condomínio, além de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), água, luz e gás. Casas pedem reparos de tempos em tempos para se manterem sempre bem conservadas.

2. Comprar imóvel à vista também requer planejamento 

Despender uma alta soma em uma única vez requer certos cuidados, como o de fazer uma reserva para gastos após a compra.

Se você comprou um imóvel novinho em folha, pode ser necessário providenciar seus acabamentos. No caso dos imóveis usados, pequenas reformas ou adaptações de ambientes o deixarão mais confortável ainda.

3. Visualizar seus gastos pode lhe ajudar a controlá-los

O dinheiro parece sumir da carteira: você calcula, calcula e percebe que não perdeu quantia alguma; gastou mesmo! Para evitar essa “mágica”, anote suas despesas.

Pode ser em uma cadernetinha sempre à mão ou usando uma das planilhas disponíveis na internet. O importante é você anotar tudo. Só assim será possível visualizar aonde vai seu dinheiro e verificar se não há gastos desnecessários.

4. Dinheiro economizado é dinheiro ganho

Lógica pura. Se você mantiver seu dinheiro em caixa, ou seja, economizá-lo, é como se você o ganhasse novamente.

O raciocínio é simples: você deixa de gastar e ele vira uma reserva. Junte cada real que puder, planeje cada compra de supermercado.

Mesmo nas despesas impossíveis de cortar, é possível reduzir gastos. Aproveite seus passeios a pé e verifique os mercados de sua região.

Não compre tudo em um só lugar

Procure as promoções feitas por diferentes estabelecimentos. Cada centavo conta rumo ao seu novo imóvel!

5. Contas de casa devem ser pagas em dia

Parece difícil fazer isso? As contas chegam sem parar e você se perde entre tantas datas?

Os juros, multas e correções são dinheiro jogado fora. De qualquer maneira, as contas serão pagas, dentro do prazo, com valores normais ou fora dele, com acréscimos.

Para evitar tal desperdício, use seu caderninho ou a planilha. Lance as contas do mês e suas respectivas datas para pagamento. Um pequeno cuidado que evitará transtornos e  ajudará a manter um planejamento financeiro digno de um financista.

6. Compras por impulso precisam ser evitadas

Inimigo número um de todo e qualquer planejamento financeiro, a compra por impulso deve ser evitada a todo custo. A vida é cheia de tentações, basta sair as ruas e olhar para os lados.

Vitrines preparadas de maneira a encher os olhos (e esvaziar os seus bolsos), shoppings centers com as mais arrasadoras ofertas, tudo chama ao consumo. Mesmo assim, o impulso deve ser contido.

Fazer do planejamento financeiro uma ferramenta para auxiliar na hora de comprar um imóvel é aumentar a probabilidade de total sucesso da operação. Que, diga-se de passagem, é uma das mais importantes da vida de quem pensa em construir um patrimônio. 

Viu como planejar é decisivo na hora de comprar seu apartamento ou casa? Compartilhe  sua expectativa em torno da compra do imóvel!

Posts Relacionados