As informações desta postagem foram atualizadas. Para consultar as atuais regras do Programa Minha Casa Minha Vida, confira a página oficial do nosso site clicando AQUI.
Com o programa “Casa Verde e Amarela”, antigo Minha Casa Minha Vida, realizar o sonho da casa própria ficou mais fácil. Mas mesmo com os subsídios do programa, é preciso planejamento financeiro para evitar erros que podem transformar essa realização em um problema.
Neste post, respondemos algumas dúvidas para você evitar erros durante o período do financiamento, e aproveitar com tranquilidade as vantagens oferecidas pelo programa.
1 – Vale a pena antecipar minhas parcelas do Casa Verde e Amarela?
Os imóveis financiados no grupo 1 são viabilizados com subsídios mensais da União. Na prática, o Governo libera o recurso de cada mês para o pagamento da parcela referente àquele período. Logo, antecipar o pagamento até é possível, mas você perderá o direito a esse recurso.
Nos financiamentos dos grupos 2 e 3, onde não há subsídios do Governo, apenas juros mais baixos, é possível quitar as parcelas ou todo o financiamento a qualquer tempo do contrato.
2 – Posso financiar um apartamento com nome sujo?
O Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, permite o financiamento com o nome sujo, mas apenas para os grupos que se enquadram no grupo 1 do programa, com renda de até R$ 2.000 mensais. Esse grupo é considerado de interesse social, pela vulnerabilidade social e por muitas vezes morarem em áreas de alto risco.
Todas as outras faixas do programas estão sujeitas a análises de risco, e a restrição financeira no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser um impeditivo. Confira neste post algumas dicas para que o seu financiamento seja aprovado no Casa Verde e Amarela sem grandes problemas.
3 – Posso vender ou alugar o meu imóvel financiado pelo programa?
O programa tem como finalidade democratizar o acesso básico à moradia e facilitar a aquisição da casa própria para os brasileiros, por isso as regras impedem a locação ou venda do imóvel antes que ele seja quitado. Participantes do grupo 1 do programa terão o prazo de 360 meses para quitá-lo. Nesse período não é possível locar ou vender o imóvel.
Mas há exceção para alguns casos. O participante que for transferido ou conseguir um novo emprego, por exemplo, pode alugar uma residência próxima ao local de trabalho e locar sua casa do programa. Neste caso, permanece a finalidade residencial do programa.
Já os participantes dos grupos 2 ou 3 podem vender o imóvel a qualquer momento. Há duas formas possíveis: se o comprador pagá-lo a vista, você quita seu financiamento e passa o imóvel para o comprador. Se ele optar por financiá-lo, será feito um novo contrato para o comprador e o seu será quitado. A locação sem justificativa continua vetada para esses grupos.
4 – Não consegui pagar as parcelas do Casa Verde e Amarela em dia. O que acontece?
Quem deixar de pagar as parcelas do Casa Verde e Amarela pode perder o imóvel. Se você tiver investido em quaisquer melhorias, os valores pagos também serão perdidos.
Vale destacar que quem comprar um imóvel do Casa Verde e Amarela de forma irregular, vendido de modo ilegal por alguém que foi contemplado, poderá perdê-lo independentemente de estar em dia ou não com o seu pagamento. O Governo não reconhece contratos informais.
Anotou tudo para que seu financiamento dê certo? Confira algumas dicas para manter o seu financiamento sob controle!