O mercado da construção civil é um dos mercados que mais cresce atualmente, e que busca se atualizar e trazer novidades que gerem benefícios, tanto para o consumidor, quanto para o meio ambiente. E uma dessas grandes inovações é a construção off-site.
Você já conhece esse novo modelo de construção e as suas principais vantagens? Então confira a seguir!
Afinal, o que é construção off-site?
A construção off-site é uma nova tendência do mercado civil e é a base da construção industrializada. “Off-site” significa “fora do canteiro” e resume bem essa prática. Ela consiste na produção das partes do edifício em uma fábrica, ou seja, fora do canteiro de obras. Então, uma vez prontas, são transportadas até o terreno onde serão montadas.
Portanto, para que esse modelo de construção possa ser viabilizado, é preciso que as empresas interessadas nessa tecnologia invistam em uma fábrica, para que as peças do empreendimento sejam produzidas neste local e transportadas para um canteiro de obras.
Para saber mais sobre fábrica de apartamentos, é só clicar aqui.
Quais as vantagens da construção off-site?
Existem muitas vantagens em adotar a construção off-site, dentre elas:
- Redução dos prazos e do custo global.
- Melhor previsibilidade de custo e prazo.
- Geração de empregos de melhor qualidade.
- Processo de produção mais sustentável, com menor geração de resíduos.
- Redução de serviços e custos pós-obras.
Dentre essas vantagens, a principal delas é a sustentabilidade. Por não ser necessária a produção das vigas, pilares, paredes, entre outros itens, dentro do canteiro de obras, a geração de lixo e resíduos é infinitamente menor, além de tornar a obra muito mais limpa visualmente. Por isso é considerada uma tecnologia muito mais avançada e atual.
O que é preciso fazer para trabalhar com essa tecnologia?
A viabilização das tecnologias off-site dependem de alguns investimentos e mudanças no posicionamento da marca. Portanto, é preciso que se destine uma parte da receita à implantação da fábrica e em todos os aparatos tecnológicos necessários, além da contratação ou treinamentos especializados de colaboradores que serão responsáveis pelo andamento da produção dentro da fábrica.
Além disso, um novo posicionamento de marca implica na padronização dos produtos, para tornar possível a implantação da construção off-site, e na cultura da abordagem industrial, sempre revelando aos colaboradores internos e ao público externo que a industrialização da construção civil é o futuro e que traz muitas vantagens, tanto para a empresa, quanto para o consumidor final.
Conclusão
A tecnologia off-site veio para mudar o conceito da construção civil e é um modelo adotado em muitos países. No Brasil, a Precon Engenharia é uma das empresas pioneiras a adotar esse método construtivo inovador e a abraçar a causa da sustentabilidade tão necessária atualmente.
E isso se concretizou por conta dos 20 anos de estudos para a inserção de tecnologias avançadas de construção civil. O primeiro passo foi instalar uma fábrica para a produção dos pré-fabricados, ou seja, a construção off-site. Por meio da adaptação do modelo industrial, a produção em série passou a ser realidade na construção civil, tendo assim um melhor aproveitamento do tempo e das matérias-primas utilizadas.
Além disso, o controle de qualidade das peças é muito eficiente, já que é possível acompanhar todas as etapas de confecção. Dessa forma o trabalho flui com menos erros, sem reparos de última hora, como ocorre no modelo tradicional de construção.
E aí, gostou? Então não deixe de conferir outros conteúdos em nosso Instagram!