A construção civil brasileira tem buscado a cada dia se desenvolver e adotar novas tecnologias para melhorar a sua forma de trabalho. Algumas questões foram decisivas para que a industrialização da construção e a tecnologia off-site se tornassem realidade no Brasil, como:
- Necessidade de uma construção mais rápida;
- Menos desperdício de materiais;
- Redução dos custos;
- Melhora no controle de qualidade e rastreio;
- Diminuição da demanda de mão de obra.
Diante desse cenário, a Precon Engenharia investiu massivamente neste novo modelo de construção, inspirado em países desenvolvidos que já adotaram essa nova tecnologia. Mas em que de fato consiste a industrialização da construção?
Industrialização da construção: o que é?
A construção industrializada consiste em transformar o canteiro de obras em uma linha de montagem, semelhante ao que acontece em algumas indústrias, como a automobilística.
Para que isso aconteça, é necessário o trabalho com peças pré-fabricadas, que chegam na obra prontas para serem montadas. Uma obra é considerada industrializada quando as vigas e os pilares de sustentação são todos produzidos em uma fábrica e levados prontos para a montagem. Esse tipo de trabalho é chamado de Construção Off-site.
Construção Off-site: o que significa?
A construção off-site é uma nova tendência do mercado civil e é a base da construção industrializada. “Off-site” significa “fora do canteiro” e resume bem essa prática. Ela consiste na produção das partes do edifício em uma fábrica, ou seja, fora do canteiro de obras. Uma vez prontas, são transportadas até o terreno onde serão montadas.
Existem muitas vantagens em adotar a construção off-site, dentre elas:
- Redução dos prazos e do custo global.
- Melhor previsibilidade de custo e prazo.
- Geração de empregos de melhor qualidade.
- Processo de produção mais sustentável, com menor geração de resíduos.
- Redução de serviços e custos pós-obras.
A viabilização das tecnologias off-site dependem de alguns investimentos e mudanças no posicionamento da marca. Portanto, é preciso que se destine uma parte da receita à implantação da fábrica e em todos os aparatos tecnológicos necessários, além da contratação ou treinamentos especializados de colaboradores que serão responsáveis pelo andamento da produção dentro da fábrica.
Além disso, um novo posicionamento de marca implica na padronização dos produtos, para tornar possível a implantação da construção off-site, e na cultura da abordagem industrial, sempre revelando aos colaboradores internos e ao público externo que a industrialização da construção civil é o futuro e que traz muitas vantagens, tanto para a empresa, quanto para o consumidor final.
Fábrica de apartamentos: como funciona?
A Precon Engenharia é referência na construção imobiliária industrializada e sustentável. E isso se concretizou por conta dos 20 anos de estudos para a inserção de tecnologias avançadas de construção civil. O primeiro passo foi instalar uma fábrica para a produção dos pré-fabricados, ou seja, a construção off-site.
Na fábrica é possível produzir desde os pilares, vigas e paredes, até as escadas internas e os equipamentos hidráulicos. Por meio da adaptação do modelo industrial, a produção em série passou a ser realidade na construção civil, tendo assim um melhor aproveitamento do tempo e das matérias-primas utilizadas.
Atualmente os empreendimentos da Precon são montados com alguns acabamentos, como azulejos e pias, o que acelera ainda mais a obra e diminui a sujeira do local.
Além disso, o controle de qualidade das peças é muito eficiente, já que é possível acompanhar todas as etapas de confecção. Dessa forma o trabalho flui com menos erros, sem reparos de última hora, como ocorre no modelo tradicional de construção.