Escolher a decoração para o quarto das crianças pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. Afinal, a preocupação de muitas famílias vai além da estética e passa por questionamentos do tipo: ‘’Como posso fazer do quarto das crianças um ambiente educativo, estimulante e, ao mesmo tempo, chamativo e agradável para elas?”
Eureka! Desenvolvida pela médica e educadora italiana Maria Montessori, a abordagem pedagógica Montessoriana pode ser uma inspiração e tanto para compor o quarto dos pequenos. Essa linha educativa enfatiza a autonomia, a liberdade e o respeito pelo desenvolvimento natural da criança. O método acredita, ainda, que ela é rica em potencialidades.
A educação Montessoriana começou a se espalhar a partir de 1907, quando Maria Montessori abriu a ‘’Casa dei Bambini’’, em San Lorenzo, uma área de baixa renda em Roma. Em pouco tempo, várias instituições foram abertas pela Itália. Hoje, a metodologia é adotada, inclusive, por escolas em todo o Brasil. Segundo a Organização Montessori do Brasil (OMB), hoje em dia, mais de 40 escolas utilizam o método Montessori no Brasil.
Bora entender como a aplicação dessa linha de raciocínio nos quartos infantis pode ser vantajosa?
Benefícios da abordagem Montessoriana na decoração infantil
Algumas vantagens de incorporar a o estilo na decoração dos quartos infantis são:
1) Promoção da autonomia
A decoração Montessoriana preza pela acessibilidade do ambiente, adequando o tamanho dos móveis à altura da criança. Essa adaptação incentiva a independência dos pequenos, já que permite que tomem decisões e realizem atividades por conta própria, como brincar.
Além disso, a decoração Montessoriana inclui muitas vezes elementos práticos, como uma pia ou estação de vestir ao alcance da criança. Isso facilita a aprendizagem de habilidades diárias de autocuidado, como escovar os dentes ou vestir-se.
2) Desenvolvimento motor
Os móveis e brinquedos de um quarto que segue a linha pedagógica são projetados para permitir que a criança viva novas experiências sensoriais. Consequentemente, ela passa a explorar e desenvolver suas habilidades motoras. Engatinhar, andar e subir são exemplos de ações estimuladas pela decoração. O exercício desses movimentos ajuda no desenvolvimento físico da criança.
3) Estimula a criatividade
Se quer compor um quarto Montessoriano, aposte na simplicidade. Use materiais educativos a fim de incentivar a criatividade, a curiosidade e o aprendizado por meio da exploração.
4) Fomenta a concentração
Ao criar um ambiente tranquilo e organizado, a decoração montessoriana ajuda as crianças a se concentrarem em atividades específicas por períodos mais longos, o que é benéfico para o aprendizado.
5) Respeita o ritmo da criança
Quando incorporada na decoração, a abordagem montessoriana prioriza o respeito ao ritmo individual de desenvolvimento de cada criança. Isso significa que não há pressão para atingir marcos específicos, permitindo que elas se desenvolvam de acordo com suas próprias necessidades e interesses.
6) Favorece a segurança
A decoração montessoriana tem a segurança da criança como prioridade. Os móveis são geralmente baixos, evitando quedas perigosas. Além disso, os objetos pequenos que representam risco de sufocamento são mantidos fora do alcance.
7) Estabelece um espaço calmo e confortável
Um quarto Montessoriano tem como objetivo ser um espaço tranquilo e acolhedor. Isso pode ajudar as crianças a se sentirem seguras e relaxadas, favorecendo o sono e o bem-estar emocional.
8) Promove a ordem e a organização
A presença de estruturas e objetos organizadores e o estímulo à autonomia ensinam a criança a cuidar do seu espaço e manter a ordem. Isso ajuda a desenvolver um senso de responsabilidade e organização desde cedo.
9) Favorece a transição suave para a adolescência
A abordagem Montessori pode ser adaptada à medida que a criança cresce, tornando a transição do quarto infantil para o quarto de adolescente mais suave e gradual.
10) Cria um ambiente mais espaçoso e funcional
Prezando pelo minimalismo, o quarto montessoriano é constituído por móveis funcionais (Um banco que vira baú, por exemplo) e em quantidade reduzida. Dessa forma, o cômodo fica com mais espaço livre para a imaginação fluir nas brincadeiras e, claro, com a organização otimizada.
Na prática: como aplicar a filosofia montessoriana na decoração do quarto infantil
Agora que você já entendeu os benefícios de decorar um ambiente seguindo a linha pedagógica montessariana, é hora de ficar por dentro de algumas dicas que vão te ajudar a fazer isso. Anota aí:
Aposte em um mobiliário básico e funcional
Móveis multiuso ajudam a otimizar espaço e ainda favorecem a organização. Ou seja, muito mais espaço pra brincar no chão!
E, falando em ‘’brincadeira no chão”….Prefira os tapetes emborrachados e os pisos de madeira. São escolhas favoráveis para a segurança e conforto dos pequenos
Ao mesmo tempo, para os móveis de armazenamento, aposte nas variações mais práticas e intuitivas, como caixas sem tampa, prateleiras e gavetas que podem ser abertas facilmente. Isso facilitará a coleta dos brinquedos pelas próprias crianças, estimulando a autonomia e a organização.
E, ah: não se esqueça de adaptar todos os móveis a alturas dos pequenos ok?
Aposte nos tons neutros
Eles são a escolha perfeita para compor um ambiente acolhedor, que convide para o descanso e o relaxamento.
Escolha uma cama no nível do chão
Esse tipo de móvel é mais seguro, já que evita quedas. Além disso, favorece a autonomia dos pequenos, já que eles podem se acomodar ou sair dela quando sentirem vontade.
Invista em um cantinho da leitura
As histórias desenvolvem o intelecto e estimulam a imaginação dos pequenos. Se possível, disponha algumas almofadas sobre um tapete para criar um “Cantinho da leitura”. Dessa forma, as crianças se sentirão ainda mais confortáveis para embarcar nesse momento.
Barras de apoio
Elas serão grandes facilitadoras da autonomia, já que as crianças poderão se deslocar para brincar quando preferirem. Tudo isso, claro, sem perder a segurança.
Pedagogia Montessoriana: vá além da aparência !
Deu pra ver que não são poucos os benefícios de incorporar a pedagogia montessoriana nos quartos infantis, né?
Mas, para que a filosofia realmente impacte positivamente na vida e desenvolvimento dos pequenos, é necessário que ela seja aplicada para além da decoração. Lembre-se deque ela não é apenas sobre o design do quarto, mas também sobre a filosofia educacional que a acompanha.
Por esse motivo, é importante estudar e compreender a abordagem Montessori como um todo com o intuito de aprender sobre autonomia, aprendizado, conhecimento e criatividade no mundo infantil . Alguns materiais e portais especializados podem te ajudar nessa missão.
Algumas dicas disponíveis aqui no nosso BLOG também podem te ajudar no processo de montagem do quarto infantil. Una-as aos conhecimentos adquiridos neste texto e aplique os aprendizados da forma que melhor fizer sentido pra você!
E, ah! Não se esqueça de nos acompanhar também no Instagram. Além de várias informações e dicas importantes sobre o apê próprio, no nosso perfil você encontra inspirações de decoração de quem já comprou um Precon e soube deixá-lo DO SEU JEITO!
Por fim, se você quer aplicar a pedagogia Montessoriana no quarto das crianças mas ainda precisa encontrar o apê perfeito para que isso aconteça, conte com a gente! Converse com um dos nossos consultores para conhecer cada detalhe dos nossos apês e garantir o que mais combina com você e sua família 🧡