Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

20 abr 2016

O imóvel na planta é o sonho de muita gente: novo, com potencial de valorização e, geralmente, contando com o que há de mais moderno. Parece ser a opção perfeita para quem quer a casa própria. Entretanto, até chegar lá há um longo caminho a ser percorrido e, nesse sentido, uma das coisas que mais pesam é a documentação exigida. Por isso, o quanto antes você se preparar e organizar os documentos, melhor. Assim, confira a seguir qual a documentação necessária para adquirir um imóvel na planta.

Documentos de identificação

Como todo processo de compra ou venda de imóveis, para adquirir um imóvel na planta é necessário apresentar documentos básicos de identidade, como RG e CPF. No caso de o comprador ser casado, é preciso apresentar a certidão de casamento. Sendo solteiro, deve-se apresentar a certidão de nascimento.

Dependendo do regime de divisão dos bens do casamento e dependendo da forma de pagamento também é necessário apresentar todos os documentos do cônjuge. Isso é exigido para garantir que a outra parte, no caso da compra conjunta, também está interessada e ciente da compra.

Normalmente, o fornecimento desses documentos é gratuito. Mas, caso seja necessário autenticar ou tirar uma nova via, será preciso realizar gastos com o cartório.

Documentos empregatícios

Quem pretende utilizar o FGTS para adquirir um imóvel ou quitar parte dele precisa apresentar uma série de documentos empregatícios. A exemplo estão o extrato do FGTS, a carteira de trabalho, carta do empregador e também a autorização para o saque.

Isso é necessário porque dá a certeza à construtora ou incorporadora que o comprador tem a capacidade financeira e a autorização para utilização desse valor, aumentando a segurança do contrato. De maneira geral, esses documentos também são conseguidos de graça.

Comprovante de endereço e de renda

Especialmente quando a compra vai ser feita à vista é necessário apresentar um comprovante de endereço e também comprovantes de renda. O comprovante de endereço precisa ser recente, ou seja, ter até três meses para garantir a segurança.

Quanto ao comprovante de renda, normalmente são solicitados no mínimo três holerites recentes de pagamento e também a cópia da Declaração de Imposto de Renda referente ao ano imediatamente anterior.  

Especificamente para imóveis na planta, essa comprovação de renda é importante porque o comprador precisará arcar com as parcelas iniciais da obra e, então, com o financiamento durante um período. Além disso, se o comprador não tiver uma casa própria precisará equilibrar aluguel mais esses gastos, sendo necessário um cuidado extra.

Dados do financiamento

Já quem vai comprar por meio de um financiamento precisa apresentar todos os documentos referentes a esse financiamento. Isso significa ter uma proposta aprovada pelo banco de interesse de modo que a construtora ou incorporadora tenha garantias sobre o pagamento.

Embora o processo de aprovação do crédito seja feito de uma forma em cada banco, normalmente é necessário fornecer informações sobre o empreendimento, informar a capacidade financeira, prover documentos de identificação e mais. Mediante uma análise, o banco libera o crédito e isso pode ser apresentado para a empresa responsável pelo imóvel.

Os documentos para adquirir um imóvel na planta incluem documentos de identificação e empregatícios, comprovantes de renda, de endereço e também os dados do financiamento, se aplicável. Com isso, a aquisição do imóvel é garantida e, a partir daí, é só esperar para morar em um novo lar.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente e aproveite para ler o post com 7 dicas antes de comprar seu primeiro apartamento na planta.

Posts Relacionados