Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

19 dez 2014

Há alguns poucos séculos a ação do homem sobre a natureza, que consiste na exploração de recursos naturais e alteração dos espaços, parecia inofensiva e evoluía em uma escalada sem gerar nenhum prejuízo para nenhuma das partes – pelo menos não de forma aparente. Hoje, depois de muitas pesquisas sobre o assunto, temos dados confiáveis mostrando que o planeta está mudando em função da ação humana desenfreada. Nas cidades, o grande número de carros e indústrias são os grandes vilões dessas mudanças, e até mesmo a sua casa contribui, quando falamos de consumo de energia, água, e produção de resíduos.

Dessa forma, não é só com atitudes políticas e econômicas em nível industrial, macro, que podemos diminuir e reverter esses impactos – é possível fazer isso em nível micro, com mudanças começando por nossas próprias casas, por meio de algumas técnicas ligadas ao conceito de construção sustentável, ou construção verde. Mas você sabe do que se trata? Confira!

Reduzir, reutilizar e reciclar

Se você já teve contato com algum material que abordasse, de alguma maneira, conceitos de sustentabilidade, é bastante provável que tenha se deparado com esses três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar. Uma vez que vivemos em uma sociedade quase totalmente imersa no consumo, os 3 R da sustentabilidade ajudam a refletir sobre práticas que levam a uma relação mais harmônica entre sociedade e meio ambiente.

No caso das construções verdes e/ou sustentáveis, podemos encontrar aplicações práticas para os 3 R em praticamente todos os “setores”, como consumo de água, de energia (redução de consumo e reutilização do excedente), e produção de resíduos, como esgoto e lixo (redução da emissão e reciclagem).

Água, sempre!

É com frequência alarmante que vemos notícias de mananciais moribundos, quase secos, comprometendo o fornecimento de água para a população. Em uma casa construída segundo modelos sustentáveis, existem sistemas de captação e armazenamento de água da chuva por meio de tubulação e cisternas, para que nunca falte e que haja a utilização racional e sustentável. Desse modo, o consumo de água dos mananciais, que é administrado pelas empresas de saneamento, diminui – refletindo de forma positiva no meio ambiente e na conta de água.

O poder dos elementos

Um dos grandes trunfos das técnicas alternativa de produção de energia é a utilização do poder dos elementos disponíveis de forma gratuita na natureza. O calor do sol é o principal deles, sendo equipamentos e técnicas de obtenção de energia por meio dele bastante difundidos – porém, ainda em pequena escala. É possível fazer uso dessa energia, limpa e gratuita, para gerar calor, que esquenta a água que é liberada em chuveiros e torneiras, fazendo com que o consumo de energia caia drasticamente. Outra prática sustentável é substituir todas as lâmpadas incandescentes por aquelas chamadas “frias” ou de LED, que consomem bem menos. Além de tudo isso, é importante incluir no projeto da casa ambientes que façam uso de iluminação natural!

Telhado verde

Plantas bem em cima de nossas cabeças? Sim, é o que alguns estabelecimentos comerciais e residências vêm fazendo para deixar a vida um pouco mais verde, em contraste com o concreto cinzento das cidades. Cobrir o telhado com hortas ou plantas de diversos tipos, além de contribuir para maior emissão de oxigênio e absorção de gás carbônico, mantém a temperatura agradável e embeleza a construção!

Joga fora no lixo

Um dos grandes vilões do planeta e dos conceitos de sustentabilidade, o lixo é um problema gravíssimo que deve ser encarado com seriedade tanto por parte de governos e corporações quando por parte da população em geral – ou seja, todos nós. Isso significa que, sim, você é responsável por todo o lixo que produz e é seu dever dar um fim nele de forma sustentável e eficiente. E tudo isso começa dentro de casa, com a coleta seletiva e consequente encaminhamento para que a reciclagem seja feita de forma correta.

E você? Conte para nós suas experiências com sustentabilidade dentro de casa! Use os comentários!

CTA_Compra-01

Posts Relacionados