Comprar um imóvel próprio e finalmente deixar de depender de aluguel está nos planos da maioria das pessoas, e com as atuais facilidades de crédito e financiamento existentes esse sonho fica cada vez mais próximo – principalmente quando falamos da compra de imóveis ainda na planta, já que o potencial de valorização deles após a entrega das chaves é alto. Mas o mercado imobiliário, por ser altamente procurado e especulativo, tem algumas armadilhas preparadas para pegar os consumidores incautos, que farão você perder dinheiro se cair em uma delas. Que tal, então, conhecer quais são os cinco erros mais comuns que você deve evitar ao comprar um imóvel na planta? Siga estes conselhos e viva bem e com conforto em seu novo lar!
Não pesquisar
Comportamento básico em qualquer processo de compra e negociação, fazer uma boa pesquisa de mercado é fundamental para não errar na hora de adquirir um imóvel – um bem caro e que provavelmente ficará em seu poder durante uma boa parcela da vida. Consulte especialistas, internet, saiba quais são os preços de cada bairro de sua cidade, as vantagens e desvantagens de cada um, e compare tudo isso com as suas possibilidades e necessidades. Com base nos resultados dessa pesquisa, tome a decisão com calma e em conjunto com todos aqueles que também sejam partes interessadas, como cônjuges, filhos, irmãos etc.
Não verificar idoneidade da construtora
O mundo dos negócios está repleto de pessoas mal intencionadas, e é bom se prevenir contra possíveis golpes. Dessa forma, antes de fechar qualquer negócio de compra de imóvel na planta (ou até mesmo de iniciar qualquer negociação), verifique se a empresa responsável pela construção do imóvel não tem pendências jurídicas ou responde a processos. Vale a pena também conversar com outras pessoas que fizeram negócio com a construtora em questão, além de fazer uma busca por reclamações nas redes sociais.
Não verificar documentação do imóvel
Por lei, antes de iniciar um empreendimento imobiliário, as incorporadoras devem registrar em cartório uma série de documentos, entre eles os que provam a propriedade do terreno e os que apresentam os descritivos detalhados de toda a obra – projeto, área a ser construída, materiais a serem utilizados no acabamento e outros. Não exigir a vista de todos esses documentos (aprovados, claro) é um risco muito grande de grandes decepções após a entrega das chaves.
Não se prevenir contra abusos e fraudes
Reúna e guarde em uma pasta tudo o que conseguir sobre o empreendimento, o imóvel e a negociação, incluindo panfletos e outros materiais promocionais, e-mails e anotações em papel – esse material pode ser muito útil para, posteriormente, cobrar os responsáveis caso você se sinta lesado e, em último caso, levar até a justiça.
Não ter o aval de um especialista antes de fechar negócio
Um comportamento bastante prudente e decisivo na hora de fechar um negócio é levar um especialista para analisar o projeto e visitar o imóvel durante a construção – um engenheiro ou arquiteto, que possa apontar possíveis problemas que não estejam tão à vista de olhos leigos.
Depois de conhecer essas dicas, que tal contar para todos como foi (ou está sendo) sua experiência ao comprar um imóvel na planta? Faça bom uso dos comentários!