Na hora de adquirir o primeiro apê, muitas dúvidas passam pela cabeça do consumidor. O principal é saber o que quer comprar, não é mesmo? Para isso, separamos algumas dicas de como iniciar essa busca sem muitas “neuras”, mas com foco para não se perder no caminho da compra do desejado imóvel.
Pesquise e pergunte sobre o apê
Tudo começa por uma pesquisa de mercado. Isso mesmo! Procure ajuda de um profissional para assessorar na busca do imóvel. Um corretor é fundamental nessas horas. Além de ouvir sua lista de desejos, ele irá apresentar várias opções de locais para você morar. Na hora da negociação, ele será o elo entre você e a construtora.
Por isso, pergunte tudo! É preciso ter uma postura questionadora quando for adquirir um imóvel. Portanto, não fique com vergonha de perguntar.
Características do imóvel
Comece com uma lista das características do imóvel que procura, como quantidade de dormitórios, de vagas de garagem, unidades, torres. É bom averiguar a metragem da unidade, do terraço, o perfil do produto, a data de entrega, o preço de condomínio e se aceitam pets, além da localização, preço e vizinhança.
Foque no seu perfil
Se você gosta de silêncio, melhor ficar de olho antes de escolher um novo lugar para morar. Visite o bairro durante a noite para averiguar as questões de segurança e o barulho. Isso evitará arrependimento depois da compra.
Mas se você é daqueles descolados que adoram sair e fazer umas compras, a dica é pesquisar o que a região oferece, como comércio, escolas, academias etc. Outros optam por imóveis mais próximos ao trabalho, porém é importante observar por quanto tempo você pretende permanecer nesse emprego.
Orçamento do apê
Sonhar é bom. Planejar também. Mas tudo tem o seu custo. Então, na hora de comprar o imóvel é bom ter uma reserva em dinheiro, calcular quanto tem de entrada, e simular o financiamento. Quanto menor o valor financiado, menor será os juros e o prazo de pagamento.
Além disso, os gastos são muitos, fique atento: parcelas, juros e outras despesas, como ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis), registro e escritura do imóvel. Lembre-se, o ideal é que os gastos não ultrapassem os 30% da sua renda líquida mensal.
Verifique se o imóvel possui dívidas
Isso é primordial. Não vai querer ficar com uma dívida que não é sua, não é mesmo? É recomendável realizar uma auditoria para fugir dos riscos. Verifique se o imóvel carrega algum tipo de dívida, como IPTU de anos anteriores não pagos.
Escolha o momento certo para comprar
Avalie se é o momento ideal para adquirir o imóvel. Coloque na balança se você está ciente do que quer e se terá condições de arcar com esse investimento.
Vale a pena usar o FGTS?
Sim, a dica é usar este benefício. Mas só vale para quem não possui nenhum outro imóvel no nome. O FGTS é um direito de todo trabalhador com carteira assinada e pode ser usado na compra de moradia própria, liquidação, amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
Então, já decidiu se está pronto pra adquirir um apê? Siga nossa página no Instagram e fique por dentro dos nossos conteúdos.