Escolher o imóvel ideal não é uma tarefa simples. É preciso achar uma propriedade que atenda bem às necessidades dos moradores e não estoure o orçamento destinado para essa aquisição. Dentro desse contexto, comprar apartamento no centro da cidade tem suas vantagens e desvantagens.
Especialmente nas grandes cidades do Brasil, essa é uma alternativa que vem ganhando bastante espaço no mercado imobiliário. Mas será que ela realmente vale tanto à pena? Confira o conteúdo a seguir e descubra a resposta para essa e outras perguntas:
Vantagens de comprar apartamento no centro da cidade
Proximidade de pontos de interesse
A maior vantagem de comprar apartamento no centro da cidade é que você estará a poucos minutos dos mais diversos pontos de interesse. Nos grandes centros urbanos, que possuem diversos problemas com trânsito e mobilidade, isso é muito interessante, pois ajuda a economizar horas perdidas em congestionamentos.
Além disso, é mais fácil encontrar tudo o que você precisa para viver de forma mais fácil. As mais diversas empresas, escritórios e comércios terão sedes ou ao menos uma filial no local. Serviços terceirizados também não serão problema e poderão ser encontrados abundantemente.
Preços competitivos
Os preços dos imóveis no centro costumam ser mais competitivos, afinal, muitas pessoas não gostariam de morar nesse tipo de região e isso joga o número de propostas para baixo. O valor do metro quadrado certamente será inferior ao pedido nos bairros nobres e tradicionais do município.
Em geral, o perfil de comprador de unidades no centro é o de pessoas em busca de ascensão profissional ou jovens casais que não podem arcar com uma propriedade mais confortável. Dessa forma, as opções com mais procura para investimento são os conjugados, lofts ou com apenas um dormitório.
Desvantagens de comprar apartamento no centro da cidade
Qualidade de vida
Por mais que o morador seja atendido por uma boa gama de serviços, não dá para negar que a qualidade de vida de quem mora em um apartamento no centro da cidade é muito menor. Esses locais foram projetados para necessidades do comércio e da indústria, não tendo necessariamente uma vocação residencial.
Bairros mais afastados são construídos pensando no bem-estar das pessoas. As ruas são mais largas e arborizadas, há uma maior quantidade de parques e praças ou até mesmo de estabelecimentos voltados para momentos de diversão com a família. Isso para não falar que boa parte das melhores escolas ficam nesses distritos.
Segurança e tranquilidade
É inegável que bairros mais tradicionais e afastados do centro proporcionam muito mais segurança e tranquilidade para os seus moradores. Isso ocorre por diversos motivos. Notadamente, o centro reúne muitas empresas e empreendimentos comerciais, o que gera muito dinheiro e atrai meliantes.
Além disso, há uma movimentação intensa de pessoas, o que não ocorre tanto em regiões com vocação residencial. Os prédios e condomínios contam com excelentes sistemas de vigilância e monitoramento e, ao comprar um imóvel de bom padrão, você pode ter muito mais paz para viver com sua família.
Essas são as vantagens e desvantagens de um apartamento no centro da cidade! Gostou do conteúdo? Então, confira também esse artigo sobre a importância de visitar a obra ao comprar um imóvel na planta!