Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

19 out 2016

Portadores de necessidades especiais, que fazem uso de cadeira de rodas ou têm outras dificuldades de mobilidade ou de manipulação de objetos, precisam de um ambiente confortável e prático onde moram ou trabalham.

Aliás, esta é uma exigência ainda mais necessária para quem tem a mobilidade limitada, uma vez que boa parte das tarefas rotineiras apresenta algum grau de dificuldade que exige que o portador seja acompanhado de outras pessoas, caso não tenha sido executado um projeto de acessibilidade apropriado para a situação dele e específico para o local.

Nesse artigo, vamos observar algumas das mudanças que podem ser feitas no imóvel, para que ele se torne melhor adaptado, de maneira a oferecer maior segurança e autonomia para quem convive com determinadas limitações. Confira:

Facilidade de deslocamento

Facilitar a vida e aumentar a segurança de quem tem a mobilidade limitada é a característica essencial para que um projeto de acessibilidade seja adequado. Portanto, o ideal é que ele seja elaborado de acordo com as características de quem apresenta as necessidades especiais, que definirão os tipos de adaptações que precisam ser feitas e que sejam adequados para o espaço do imóvel.

Por exemplo, se a limitação da pessoa exige que ela use uma cadeira de rodas, é importante que o imóvel seja adaptado para que ela se desloque com facilidade por todos os cômodos, considerando que uma cadeira de rodas precisa de espaço suficiente para transitar pelos cômodos e para manobrar. Esta condição exige que portas e corredores sejam mais largos, a fim de permitir que o cadeirante transite sem dificuldades, sem o risco de sofrer ou provocar algum acidente.

Uma reforma planejada de maneira correta pode alcançar essa característica para a maioria dos imóveis prontos ou podem ser planejadas com antecedência, se o imóvel ainda estiver na planta.

Portas de correr

As portas de folha com dobradiças ocupam espaço quando são abertas, o que exige que a pessoa faça algum movimento com o corpo, que é comum e bastante simples para quem não tem qualquer tipo de limitação. Porém, para cadeirantes, idosos que utilizam andadores ou pessoas que tenham quaisquer dificuldades de se deslocar, esse movimento que é corriqueiro para a maioria pode ser uma grande dificuldade, podendo até criar oportunidades para que os acidentes aconteçam.

Como as portas de correr permanecem sempre rentes às paredes, eliminando aquele espaço necessário para a abertura, esse problema deixa de existir e torna o trânsito entre os cômodos bem tranquilo, aumentando a autonomia da pessoa que convive com a limitação.

Pisos e escadas

Pisos e escadas oferecem riscos evidentes para quem usa cadeira de rodas, andadores, bengalas e muletas. No caso dos pisos, é essencial que eles sejam nivelados e revestidos com materiais antiderrapantes.

Para o avanço entre ambientes em desnível, os degraus precisam ser substituídos por rampas que não tenham inclinação superior a 8%, que é o limite recomendado para que um cadeirante consiga superar o obstáculo sozinho.

Onde for possível, as escadas também podem ser substituídas por rampas. Contudo, como elas precisam manter o limite de inclinação, quando há a necessidade de ligar dois pisos onde há grande desnível entre eles, como, por exemplo, dois andares de uma casa, elas se tornarão bastante extensas, mesmo com a criação de patamares, o que inviabiliza a construção em espaços menores.

Em situações assim, e não for possível colocar uma rampa, é possível optar pela instalação de elevadores residenciais ou plataformas elevatórias.

Banheiros

Os banheiros precisam ser completamente adaptados. Além do piso antiderrapante, é essencial instalar barras de apoio, que devem estar em conformidade com a Norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que definem os padrões de dimensões e resistência para esse tipo de equipamento. É preciso observar também o afastamento correto da barra com relação à parede, que deve ser suficiente para que a mão se prenda completamente ao equipamento, sem que haja espaço para que o braço ultrapasse e fique preso.

Como o ambiente dos banheiros é normalmente úmido, as barras, parafusos de fixação e suportes devem ser inoxidáveis, respeitando as normas NBR 10283 e NBR 11003. Esse cuidado é essencial, considerando que as barras devem suportar todo o peso de quem se apoia sobre ela. Havendo a possibilidade de oxidação, o risco do equipamento se partir e causar um acidente é alto.

O vaso sanitário deve ser específico para a limitação que a pessoa possui, inclusive com a presença de apoio, se necessário. Pias e torneiras também precisam ser adaptadas, observando o tipo de limitação que a pessoa apresenta que, eventualmente, pode exigir alguma alça especial que facilite abrir e fechar. No chuveiro, uma cadeira de banho é fundamental para o conforto e para a segurança da pessoa.

Para cadeirantes, também é importante observar a altura dos espelhos, que deve ser compatível com a posição que a pessoa fica no banheiro.

Cozinha

Para muitos, a cozinha é o melhor lugar da casa e essa máxima também pode valer para quem tem necessidades especiais, se o ambiente for adaptado a elas. Portanto, o projeto da cozinha deve garantir a circulação segura e a boa condição de proximidade com os equipamentos e utensílios.

Bancadas instaladas no centro da cozinha tornam as atividades mais práticas. Para os cadeirantes, os fogões cooktops possibilitam o acesso adequado às panelas. Para todos os casos, é interessante que fornos e fogões sejam elétricos, considerando que a presença do fogo aumenta a possibilidade de queimaduras ou de acidentes maiores.

Guarda-roupas e closets

Existem soluções bastante interessantes de guarda-roupas e closets para cadeirantes, que são equipados com barras móveis basculantes com puxadores, que se deslocam para fora do armário e chegam à altura da pessoa, permitindo que a escolha das próprias roupas com total autonomia. As gavetas ficam sempre posicionadas a menos de um metro do chão, o que também facilita o acesso.

Escritório

Em casa ou na empresa, em um escritório bem adaptado a limitações de mobilidade não afeta a produtividade da pessoa que, aliás, se sente mais estimulada para o trabalho. Portanto, gaveteiros com rodízios, cadeiras especiais, mesas com regulagem de altura e de inclinação, entre outras soluções, podem tornar o ambiente adequado às necessidades especiais existentes.

Mobiliário, maçanetas e puxadores

De modo geral, é importante que o mobiliário tenha cantos arredondados para evitar ferimentos. No caso da limitação exigir o uso de cadeira de rodas, reforçar ou colocar uma proteção na parte inferior de alguns móveis e das portas pode ser uma medida interessante, para evitar que pequenas colisões causem estragos na madeira, aumentando assim a durabilidade e garantindo o bom aspecto.

As maçanetas das portas, janelas e dos móveis devem ser especiais, de maneira a facilitar a manipulação, o que é ainda mais necessário quando a pessoa apresenta braços ou mãos sem a atividade plena. Essas e outras soluções poderão ser adotadas em benefício do portador de mobilidade limitada, sempre que um bom projeto de acessibilidade for executado.

Agora que você já sabe as mudanças que devem ser feitas em um imóvel adaptado, leia o nosso post e entenda a importância da acessibilidade para deficientes em imóveis.

Posts Relacionados