Escolher uma cidade para morar com a família não é tarefa das mais simples, afinal, é uma decisão que pode impactar todas as áreas da vida: trabalho, estudos, lazer, bem-estar, etc. O novo endereço, quando bem escolhido, pode trazer mais segurança, acessibilidade, praticidade, diversão e qualidade de vida para os moradores. Por isso, é fundamental escolher a cidade de residência com muita tranquilidade e sabedoria.
Por vezes, o processo será longo e envolverá pesquisa, interpretação de dados, visitas à cidade e muita conversa com a família, para que a mudança ocorra da maneira mais calma e natural possível.
Pensando em simplificar esse processo e te ajudar na escolha de onde morar com seus queridos, preparamos algumas dicas práticas! Confira:
1 – Pesquise informações sobre a cidade
Antes de arrumar as malas, comprar um apartamento e pedir demissão no trabalho para se mudar para outra cidade, faça uma pesquisa completa sobre o lugar. Use a internet para buscar o máximo de informações possíveis acerca do município e da região em si. Tente saber sobre o tamanho da população, temperatura média, comércio local, custo de vida e outros dados relevantes para fazer uma escolha consciente e responsável.
2 – Considere a segurança do município
Nenhum lugar do mundo está isento de violência, porém, é fato que existem cidades mais seguras do que outras. Se você procura um lugar para morar, que seja tranquilo e marcado pela segurança, busque dados estatísticos sobre a violência local. Além disso, analise o policiamento na região, existência de rede de vizinhos e iluminação de qualidade na cidade, bairro e rua pretendidos.
3 – Avalie a infraestrutura da cidade
Para o bem da sua família, o ideal é que a nova cidade de moradia seja bem estruturada. Considere se o município tem boa pavimentação e saneamento, se possui escolas, universidades, hospitais, postos de saúde, creches, transporte público de qualidade, sinalização. Isso faz toda diferença no dia a dia dos moradores!
4 – Conheça o mercado de trabalho
Mesmo antes de se mudar, você pode começar a mandar currículo para as empresas da cidade, sempre sinalizando que há disponibilidade para mudança de residência. O aspecto profissional é fundamental na escolha do novo município, até porque, não dá para deixar tudo para trás e se lançar em um novo desafio sem a mínima perspectiva profissional. Por conta disso, é crucial analisar o mercado de trabalho local, as oportunidades de emprego, as principais atividades econômicas e a média salarial.
5 – Saiba mais sobre o lazer e vida cultural
Nem só de trabalho vive o homem! Uma vida feliz depende também de lazer e diversão. Sendo assim, tente saber se a cidade tem uma vida cultural ativa, com shows, espetáculos de teatro, shoppings, cinemas, restaurantes, praças, barzinhos, clubes, parques e outros ambientes favoráveis à descontração e bem-estar. No final das contas, pese os prós e os contras, equilibre razão e emoção, dialogue com a família e escolha a cidade onde morar. Aproveite também para conhecer os empreendimentos residenciais da região e escolher uma boa casa ou apartamento para residir com seus familiares.
E aí, o que você achou das nossas dicas de onde morar? Elas irão te ajudar na escolha de uma cidade ideal para viver com a família? Deixe o seu comentário!