Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

25 fev 2016

Todo brasileiro sonha em adquirir a casa própria, principalmente uma casa ou apartamento. Ou seja, realizar o famoso sonho da casa própria. Por isso, fechar um contrato de compra imobiliária é algo que requer muita atenção, paciência para escolher a casa perfeita e também muito controle orçamentário para conciliar as prestações com as contas do mês.

Muitas pessoas desejam sair do aluguel, porém, não sabem como dar o primeiro passo rumo à casa própria. Existem diversas maneiras de firmar um contrato de compra de imóvel e muitas dessas opções passam pelas mãos de uma velha conhecida dos brasileiros: a Caixa Econômica Federal. O banco, além de ser a primeira instituição bancária brasileira, é também líder em contratos de financiamento no Brasil. Assim, detentora de aproximadamente 70% de todos os planos de financiamento imobiliário do país, além de ser a responsável pelo programa Minha Casa Minha Vida, iniciado em 2009 pelo Governo Federal.

Como comprar a sua casa utilizando alguns dos planos habitacionais ou financiamentos da Caixa? Confira abaixo uma seleção de informações para utilizar essa “parceria” com o banco da melhor maneira, de acordo com a sua renda, valor do imóvel escolhido e plano de pagamento favorito!

Financiamentos: diversos planos para sonhos diferentes de casa própria

A Caixa Econômica Federal oferece diversos tipos de financiamentos imobiliários. Os planos variam de acordo com a quantidade de parcelas, valor de entrada, valor do imóvel escolhido pelo cliente e porcentagem total financiada. Outra diferença importante dos planos de financiamento é que cada um utiliza uma “origem” diferente para o dinheiro. Essa fonte pode ser de uma poupança ou então de economias do Fundo de Garantia. 

Sistema Financeiro de Habitação

O Sistema Financeiro de Habitação, conhecido como SFH, é um dos planos de financiamento mais populares do Brasil. Ele utiliza tanto nos financiamentos através do FGTS, como nos que utilizam a poupança e até mesmo o Minha Casa Minha Vida. Ou seja, o SFH permite o financiamento de imóveis que custam até R$ 650 mil (R$ 750 mil para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal). Nesse caso, a taxa de juros não pode ultrapassar 12% ao ano e o custo das parcelas não podem comprometer mais que 30% da renda do contratante. Assim, a Caixa permite que sua casa própria seja quitada em até 35 anos.

O sistema permite o financiamento de até 80% do valor total do imóvel, o que significa que o cliente precisa ter em mãos uma entrada que corresponda aos 20% restantes. Portanto, quem optar pela utilização do sistema de amortização constante (SAC), pode financiar até 90%. Desse modo, para quem não conhece o SAC, trata-se de um plano de pagamento no qual o cliente paga uma taxa fixa de amortização e juros a cada parcela. 

Sistema de Financiamento Imobiliário

O SFI foi criado como uma alternativa para os imóveis que extrapolam o teto estipulado pelo SFH. Ou seja, é considerado por muitos investidores do setor imobiliário como um sistema muito regulamentado. Os financiamentos seguem as condições do mercado imobiliário. Assim, fatores como a taxa de juros ficam a critério da economia oscilante. Apesar de parecer algo arriscado, existem limites estabelecidos por lei e o SFI é confiável. Os principais investidores do sistema são as grandes instituições financeiras, fundos de pensão e companhias seguradoras. 

Abra uma conta e deposite o seu dinheiro

Abrir uma conta é uma boa alternativa para quem quer ser aprovado ao requisitar um financiamento pela Caixa. Criar uma poupança, uma conta corrente e movimentar suas finanças através do banco pode fazer com que seu relacionamento com a instituição financeira seja mais constante, o que se traduz em confiança por parte da empresa. Ser cliente da Caixa pode ser um abre portas para juros mais baixos. Além disso, o fato do sistema do banco possuir todos os seus dados permite que seja criado um plano de financiamento personalizado e adequado ao seu orçamento. 

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um programa criado pelo Serasa para que os bancos e empresas possam consultar o perfil de uma pessoa e conferir casos de inadimplência ou atrasos de pagamento. Quem faz o cadastro e mantém suas dívidas em dia pode obter facilidades em empréstimos e financiamentos. Não deixe de quitar todas as suas dívidas antes de pedir o financiamento, ter o nome sujo dificulta muito a aprovação. Consulte seu nome junto ao SPC e Serasa e fuja das restrições no seu CPF!

Utilize o FGTS ou a poupança como fonte de pagamento

Em primeiro lugar, para utilizar o FGTS, o financiamento deve estar adequado dentro das regras do SFH. É preciso ter contribuído pelo menos três anos para o Fundo de Garantia, possuir um contrato de trabalho ativo no momento em que o financiamento é concedido ou então saldo em conta vinculada ao FGTS que possua ao menos 10% do valor de avaliação da casa própria desejada.

Fique de olho no seu saldo do FGTS e confira qual o valor disponível para compra. É preciso ir à uma agência da Caixa e levar os seguintes documentos: identificação, extrato de conta vinculada ao Fundo de Garantia, Carteira de Trabalho para comprovar tempo de serviço e contribuição para o FTGS, e Declaração de Imposto de Renda. O valor total do imóvel foi alterado pelo governo em meados de 2015 e caiu de 750 mil para 400 mil reais. Já a utilização da poupança acontece através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). 

Não restrinja a procura aos imóveis novos

Os financiamentos da Caixa permitem a compra de imóveis usados, de terrenos e até mesmo a aquisição de material de construção. 

Simulador Habitacional

A Caixa Econômica Federal apresenta em seu website um simulador habitacional, que permite ao usuário o cadastro de algumas informações básicas e, através delas, o sistema oferece os melhores financiamentos de acordo com os seus dados. O programa já seleciona, inclusive, qual sistema é o mais adequado para você e faz a demonstração das parcelas.  Essas são algumas dicas úteis para quem pretende obter um financiamento imobiliário através da Caixa Econômica Federal.

Que tal ficar de olho nas melhores condições de financiamento? Lembre-se que é importante fazer um bom planejamento financeiro antes de assumir contratos de valores altos. Deixe comentários com as suas experiências com financiamentos e conte qual foi o plano utilizado para o seu serviço.

Posts Relacionados