Já ouviu a expressão “corra do aluguel”? É sobre ela que viemos falar hoje!
Entre as nossas prioridades para uma vida com qualidade e conforto, a moradia é uma necessidade imediata, que não pode simplesmente ser deixada “para depois”. Seja uma casa própria ou alugada, ter um lar é imprescindível.
Se você está pensando em se mudar e buscando opções de imóveis, separamos algumas dicas com as vantagens de adquirir a casa própria e fugir do aluguel.
1 – Realização pessoal
É indiscutível que comprar seu próprio apartamento é um dos maiores objetivos de todos que atingem a vida adulta e querem conquistar a independência. Para quem tem ou quer ter sua própria família, realizar esse sonho é ainda mais importante.
Além de escapar da preocupação com o aluguel e outras incertezas do mercado, ter seu próprio imóvel é uma segurança. Em último caso, ele pode funcionar até como um investimento, uma vez que é um patrimônio considerável.
2 – Evite dor de cabeça com aluguel
Uma das principais desvantagens do aluguel é a incerteza que sempre se aproxima com o fim do contrato. Um lar é um lugar que estamos adaptados e acomodados confortavelmente, e a possibilidade de que o locador mude os termos do contrato ou até exija o espaço pode gerar dor de cabeça.
Além da renovação do acordo, eventuais reformas e problemas estruturais na estrutura do imóvel são decisões que vão sempre envolver locador e locatário, exigindo diálogo e boa vontade de ambas as partes.
3 – Não fique refém do mercado
Mesmo que o locador opte por renovar o contrato, é muito provável que o aluguel passe por reajuste, influenciado pelas flutuações financeiras. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) é a base para o reajuste do aluguel, e funciona como uma espécie de inflação do mercado imobiliário. Para o reajuste, considera-se o IGPM acumulado nos 12 meses anteriores ao aniversário do contrato, aplicando essa porcentagem sobre o valor do aluguel e reajustando no novo acordo.
Além do IGPM, fatores como a valorização imobiliária da região e outras situações provocadas pelo mercado podem incrementar o acréscimo do aluguel. Já o apartamento que você adquiriu não terá alteração desse preço, mesmo que seja financiado.
4 – Do seu jeito
Para se sentir à vontade, um lar precisa ser confortável e, é claro, ter a nossa “cara”. Nada melhor do que personalizar o nosso espaço, seja mudando a organização da cozinha, trocar os azulejos do banheiro ou colocar uma porta nova.
Quando se é o dono do imóvel, essa decisão cabe apenas a você. Mas em imóveis alugados, é preciso informar o locador e, é claro, contar com o seu consentimento, que nem sempre é possível.
5 – Um sonho possível
Um dos principais impedimentos para quem quer comprar a casa própria, mas ainda continua no aluguel, é a falta de um capital vultoso, uma soma grande para adquiri-lo. De fato, entre pagar um aluguel mensal e comprar seu próprio imóvel há uma diferença, mas será que ela impede que esse sonho se realize?
Que tal conferir conteúdos fresquinhos de como facilitar a compra do seu imóvel? Assista um dos nossos vídeos abaixo, e se quiser saber mais é só se inscrever no nosso canal no Youtube.
Gostou do artigo? Continue nos acompanhando no Instagram.