No Brasil, o interesse de jovens casais em adquirir o imóvel próprio cresce bastante. Esse desejo aparece naqueles que buscam sair da casa dos pais para alcançar sua própria individualidade, bem como a possibilidade de constituir família.
Hoje, um imóvel para chamar de seu é muito mais que a conquista de um espaço para fazer o que bem entender. É a garantia de um investimento para o futuro, já que bens imobiliários tendem a valorizar com o passar do tempo.
Pensando em procurar o seu? Saiba agora o que avaliar antes de comprar um apartamento!
Localização do apartamento
A facilidade de encontrar imóveis à venda na internet deixa muitas pessoas acomodadas e despreocupadas com a visita ao local de interesse. Embora todos os detalhes e fotografias do apartamento estejam disponíveis no site, é imprescindível que você marque uma visita até o local para avaliar de perto seus potenciais.
Tem proximidade com boas escolas? Há hospitais e praças?
Os ruídos são muito incômodos? Serviços e comércio importantes só são realmente percebidos com uma visita. Portanto, não se contente com uma simples pesquisa on-line.
Documentação do apartamento
Outro item importante antes de realizar sua compra é avaliar a documentação do apartamento. Solicite ao vendedor a matrícula do bem escolhido e procure por qualquer irregularidade que possa prejudicar a negociação e, principalmente, o seu bolso. Em caso de dúvidas, peça o acompanhamento de um profissional corretor e certifique-se de que o apartamento a ser comprado possui registro no Cartório de Registro de Imóveis.
Segurança e locomoção do bairro
Bairros melhores e mais seguros costumam ser um pouco mais caros, portanto, desconfie de ofertas com valores muito abaixo dos apresentados no mercado. Claro que a escolha depende dos objetivos do casal, até porque nem sempre um local vigiado representa mais segurança.
Na dúvida, a dica é pedir opinião de pessoas que conhecem a região antes de tirar suas próprias conclusões. Se o casal puder contar com um carro para o transporte diário, vale a pena escolher um apartamento em boa condições, mesmo que ele se localize em um bairro afastado do centro.
Quantidade de quartos
Escolher um imóvel com um ou dois quartos pode ser tentador pelo preço menor e, inclusive, é uma boa opção para pessoas que querem morar sozinhas. No entanto, se seu objetivo é comprar um apartamento para dividir com cônjuge e ainda ter um futuro com filhos, o ideal é optar por um que ofereça no mínimo três quartos. Para os que recebem muita visita, essa escolha garante uma hospedagem confortável e livre de improvisos.
Condomínio
Em muitos prédios, o condomínio é definido pela quantidade de serviços presentes para desfrute dos moradores. Para evitar mensalidades altas, vale fazer uma boa análise do que você realmente precisa em um apartamento, já que muita gente quase não tem tempo de aproveitar do lazer presente em muitos empreendimentos. Se, por outro lado, você acha que curtirá muito aquela piscina, playground e serviço de lavanderia, a saída é pagar um pouco a mais pelo condomínio e comprar o apartamento.
Posição do apartamento
Dependendo da região onde você mora, a posição do apartamento pode influenciar totalmente seu valor de compra e venda. A valorização de determinada posição é estabelecida pelo conforto térmico e lumínico que oferece ao morador.
No hemisfério Sul, a fachada que mais recebe sol diário – tanto no verão quanto no inverno – é a fachada norte. Dessa forma, apartamentos que são voltados para essa face tendem a ser mais valiosos no Brasil.
A exceção pode ocorrer em estados onde se faz muito calor, como os da região nordeste. Lá, a procura costuma ser por apartamentos voltados à face sul, ou seja, para a fachada mais fresca e com presença de sombra.
Imóvel valorizado
Sabendo disso, depende de você pesar o lado bom e ruim dessa escolha. Lembre-se que pode desembolsar um valor maior por comprar um apartamento direcionado a face privilegiada. No entanto, também garantirá conforto durante todo o ano para a sua família e, ainda, em caso de uma futura venda, terá em mãos um imóvel mais valorizado que os demais.
Preparado para escolher um apartamento ideal para as suas necessidades? Comente aqui!