A chegada dos filhos muda toda a rotina da casa: eles invadem nosso território com brinquedos e transformam o local em um verdadeiro parque de diversões. No entanto, para evitar que isso aconteça, o ideal é montar um espaço para criança com brinquedoteca, uma área exclusiva onde os pequenos terão toda a liberdade.
Por isso, uma ótima forma de concentrar eventuais bagunças, além de ser a oportunidade de ensinar aos filhos a importância de manter a organização e cuidar do próprio espaço. Confira as dicas que separamos para você!
Montagem do espaço para criança
A brinquedoteca pode ser montada em um quarto vago, no próprio quarto da criança ou em uma parte da área de convivência da casa. Para demarcar o local, você pode pintar de uma cor diferente, plotar a parede com adesivos ou usar uma decoração que a diferencie.
Aposte em cores vibrantes, que estimulem a criança, ou em algo que ela goste, como um tema sobre um personagem favorito, com cores e pôsteres relacionados.
Sem bagunça no
Mesmo que o espaço para criança seja livre para ela se sentir a vontade para brincar, não significa que bagunça é a regra, por exemplo. Entretanto, as prateleiras podem ajudar na organização e dão a criança a oportunidade de decorar com seus brinquedos e objetos.
Para guardar os brinquedos com praticidade, baús e caixas para organização também são uma ótima opção.Mas, lembre-se de deixá-los sempre em uma altura que as crianças alcancem, para evitar acidentes.
Brincando e aprendendo
Não há dúvidas que as crianças adoram suas bonecas, miniaturas de automóveis e brinquedos que remetem a objetos reais. Porém, é preciso lembrar de colocar livros, papéis e lápis na brinquedoteca, para que elas soltem a imaginação e trabalhem suas habilidades cognitivas.
Você pode incentivá-las a criar com elogios aos seus desenhos, e até mesmo colocar um varal para pendurar as suas “obras primas”.
Proteja suas paredes
Em um espaço com lápis à disposição, em algum momento da infância a parede do apartamento pode se tornar a tela da próxima obra de arte. Nesse caso, a brinquedoteca pode ser uma forma para ajudar a diminuir esse possível dano.
Pintar uma parede com tinta fosca e transformá-la em um grande quadro para ser escrito e reescrito com giz vai incentivar a criatividade da criança e evitar que ela se aventure pelas paredes dos outros cômodos. É possível encontrar, inclusive, tintas próprias para esse fim, não tóxicas e mais resistentes a detergentes.
Dos brinquedos para os livros
Na medida que as crianças crescem, aos poucos vão deixando de lado os brinquedos e se interessando por livros e computadores. Assim, a entrada na escola também vai demandar a necessidade de um espaço para estudos e organização do material escolar.
Uma boa ideia é transformar a brinquedoteca em biblioteca ou em uma área reservada de estudos. As prateleiras de brinquedos continuam, mas agora com livros, uma mesa, uma cadeira confortável e um computador.
Gostou das dicas? Tem alguma ideia para melhorar o espaço das crianças? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.