Central de vendas 31 3615-1000 31 3615-1000

Encontre seu apê ideal

CHAT
ONLINE

Eu quero
meu apê

23 dez 2016

Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado diversas dificuldades para estabilizar sua economia. No meio dessa crise, quem mais sofre são os brasileiros, que não conseguem prosperar financeiramente e nem mesmo concretizar seus objetivos.

Economizar virou palavra de ordem e quando o assunto é comprar um imóvel, tudo fica ainda mais complexo, afinal, adquirir um bem de valor tão alto pode ser bastante arriscado. Porém, a boa notícia é que, com o planejamento e o cuidado certos, é possível driblar a crise e realizar o sonho da casa própria em 2017.

Para ajudá-lo a traçar as melhores estratégias na hora de comprar a casa própria sem correr riscos de ficar endividado na hora do pagamento, nós preparamos o post de hoje com 7 dicas de ouro que vão aproximar você do seu sonho. Confira!

Faça um planejamento financeiro

Comprar um imóvel é uma decisão importante na vida, por isso, todo cuidado é pouco. Antes de se comprometer, faça uma análise minuciosa da sua situação financeira. Use planilhas de orçamento para avaliar suas despesas e seus ganhos, pense sobre sua situação profissional e faça projeções reais do que você espera do seu futuro financeiro.

O bom planejamento é aquele com números e detalhes precisos. Quanto você ganha, quanto recebe e como você gasta seu dinheiro. Com base nesses valores você conseguirá ver quanto de dinheiro pode gastar com um possível financiamento ou quanto precisa economizar para alcançar o sonho da casa própria em determinado período de tempo.

Lembre-se de ser bem realista e não maquiar os números. Outra dica é, caso já tenha uma família, envolva todos no processo para que cada membro se engaje e ajude no que for preciso para realizar o sonho.

Elimine suas dívidas

Antes de adquirir uma nova dívida, como a da compra do imóvel, procure quitar todas as suas outras pendências financeiras. Não acumule parcelas e prestações para não comprometer seu orçamento. Se estiver pagando pelo seu carro ou se livrando de uma dívida alta, pague tudo primeiro antes de comprar seu imóvel.

Além disso, depois que comprar o imóvel, caso escolha financiar, evite também contrair novas dívidas. Em tempos de crise e instabilidade econômica, o risco de surpresas inconvenientes é maior, como desemprego, por exemplo. Por isso, cuidado para as dívidas não se tornarem uma bola de neve e você ficar no negativo.

Avalie o financiamento

Na hora de comprar o imóvel é preciso decidir a melhor forma de pagamento. Caso tenha o valor referente ao imóvel disponível, compre à vista, mas como essa realidade só se aplica em alguns poucos casos, uma solução é o financiamento.

Na hora de financiar seu imóvel, encaixe o valor das parcelas e o tempo de pagamento de acordo com suas condições. Uma dica é optar pelo pagamento decrescente, em que o valor da parcela diminui com o tempo. Por exemplo, você começa pagando R$ 600,00 mensais e termina com uma parcela de R$ 80,00.

Na hora de escolher o financiamento, fique atento também às taxas e juros praticados pelos bancos e construtoras. Os valores podem variar de instituição para instituição e, mesmo que a variação seja pequena, qualquer vantagem faz toda diferença no valor final do imóvel. Antes de fechar o contrato, é bom negociar para ter as melhores condições.

Dê uma entrada maior

Caso você tenha decidido por comprar seu imóvel em 2017 e pagá-lo em financiamento, tente dar de entrada o maior valor possível. Dando uma quantia elevada na entrada, você consegue liquidar a dívida com mais rapidez, e com isso menos juros serão cobrados. Com o valor financiado reduzido, você fica mais tranquilo, consegue negociar parcelas menores e fica livre das mensalidades mais cedo.

Poupe

Poupar nunca foi tão preciso. Como a economia não anda às mil maravilhas, ter um dinheiro reserva é fundamental para sair do sufoco. Se você vai financiar um imóvel, juntar dinheiro é ainda mais importante.

Imagine que aconteçam contratempos como desemprego, doença, a empresa fecha ou qualquer outro exemplo dessa natureza. Vai ser o dinheiro da poupança que evitará o atraso das prestações, fugindo dos juros e multas por inadimplência.

É recomendado que sejam poupados, no mínimo, 10% do valor do salário mensalmente.

Invista seu dinheiro

Para driblar a crise econômica, muitos brasileiros estão apostando nos investimentos financeiros. Um bom investimento é aquele que você coloca seu dinheiro e ele rende mais. Com isso, é possível aumentar a renda e criar uma segurança econômica.

Existem diferentes tipos de investimentos para os diferentes objetivos e perfis de investidores, como o investimento em imóveis ou ações da bolsa, por exemplo.

Para quem está interessado em comprar a casa própria, é indicado investir nos títulos da dívida pública, como no Tesouro Direto, que tem baixo risco de perda. Ao comprar os títulos, você coloca seu dinheiro em um fundo e em curto ou médio prazo você recebe seus rendimentos.

Investir é uma ótima maneira de não deixar seu dinheiro parado e, principalmente, aumentar seu faturamento. Dessa forma, o dinheiro dos investimentos pode ajudar tanto no lance inicial da compra como para cobrir as parcelas do financiamento.

Use seu FGTS

Uma das estratégias cada vez mais utilizadas para comprar a casa própria é aproveitando o FGTS. Os financiamentos feitos pela Caixa Federal facilitam todo o processo, que pode ajudar, e muito, aliviar as prestações.

Existem três formas de utilizar seu FGTS. A primeira delas é utilizar o FGTS para o pagamento parcial ou total do imóvel para quem quer construir ou comprar. Ou seja, o FGTS seria usado como uma grande prestação paga.

A segunda forma é utilizando o saldo do FGTS para quitar as parcelas do financiamento ou, pelo menos, parte delas, diminuindo ou eliminando as mensalidades.

A terceira forma é diminuindo no valor de cada prestação. O FGTS pode ser utilizado para abaixar em até 80% o valor de cada mensalidade em até 12 meses consecutivos. Nesses casos, o financiamento precisa ter sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.

Viu só como é possível realizar o sonho da casa própria em 2017, mesmo com condições econômicas adversas? Com um bom planejamento, educação financeira e foco, comprar sua casa ou apartamento vai deixar de ser um plano e virar realidade. O segredo é a administração do seu dinheiro, sabendo quando, como e onde gastá-lo.

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades!

Posts Relacionados