Já dizia o ditado popular: “quem casa, quer casa!”. É normal que depois de um tempo de namoro e noivado, o casal que decide casar quer logo ir morar no próprio imóvel. Ter um lar para dividir a vida a dois é o sonho de todo mundo
Se você está aí se perguntando “Vou casar, e agora? Como faço para comprar meu apartamento?”, não se desespere! É preciso ter muita cautela e tranquilidade na escolha para não fazer um mal negócio. Por isso, nós separamos algumas dicas que vão ajudar o casal na compra de apartamento. Confira!
O que queremos?
Por mais que o casal esteja empolgado e tenha vários sonhos, é fundamental manter o pé no chão. Isso significa sentar e discutir juntos quais as necessidades reais do casal. Qual o tipo de apartamento é ideal? O que deve ser levando em conta?
Por exemplo, se vocês planejam ter filhos, isso deve ser levado em consideração na escolha do tamanho do imóvel. Pontos importantes como definir os bairros ou regiões que vocês preferem morar, o tipo de prédio e as características do apartamento precisam ser discutidos.
Lembrem-se de que essas decisões devem ser tomadas em comum acordo!
Analisando o orçamento
Agora que vocês já definiram as prioridades, é preciso olhar para o bolso e ver o que realmente é possível fazer. Avaliando a situação financeira, vocês poderão definir uma média de valor que poderá ser investido na compra do apartamento.
Também é preciso definir a forma de pagamento. Isso inclui saber a quantia que será dada de entrada, se o imóvel será financiado, calcular quanto por mês dos salários podem ser usados para pagar as prestações, ou se vocês precisam juntar ainda um pouco mais de dinheiro.
Sejam bem realistas nesse momento, porque comprometer um valor da renda maior que deveria vai deixá-los em uma situação complicada!
Definindo um prazo para mudança
É essencial avaliar o prazo que vocês têm entre a compra e a mudança para o imóvel. Se vocês planejam se mudar em poucos meses, a melhor opção é pelos apartamentos já construídos.
Mas se vocês começaram a planejar tudo com antecedência e têm muito tempo até a data do casamento, a compra de apartamento na planta pode ser uma boa opção! Inclusive é possível encontrar melhores condições de financiamento.
Pesquisando pelo imóvel
Com várias questões já definidas, agora é hora de encontrar o imóvel ideal de acordo com as preferências estabelecidas. A dica é que vocês não se limitem apenas a um jeito de pesquisa, podem fazer de tudo! Na internet, nos jornais, em anúncios pela rua, na indicação de amigos ou com corretores de imóveis.
O importante é ficar de olhos abertos para as oportunidades que surgirem! Anotem as opções e não parem a pesquisa logo no começo. Pesquisem bastante para que vocês tenham muitas opções para escolher a melhor delas.
Lembrem-se de que sempre que aparecer um imóvel, analisem se as características batem com as suas possibilidades: está dentro do valor que posso pagar? Qual bairro ele fica? Em quanto tempo consigo ocupar o apartamento?
Responder essas questões vai ajudá-los a não perder tempo fazendo visitas a apartamentos que não se adequam aos seus planos. Fiquem atentos e não percam as esperanças!
Após planejar, visitar e definir o apartamento ideal, confira a documentação dos imóveis e analise bem os contratos para evitar imprevistos. Se você tiver um amigo advogado de confiança, peça ele para ajudá-los!
Depois de tudo feito, é só finalizar o compra de apartamento e serem felizes no novo lar! Se quiser saber mais dicas para a hora de comprar seu imóvel, baixe nosso ebook e esclareça todas as suas dúvidas!