A taxa Selic é a base dos juros do Brasil, ou seja, ela é o índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos nacionais se baseiam. Para quem está atrás de um imóvel, estar por dentro das novidades envolvendo essa taxa é superimportante. Nós vamos te mostrar neste post o porquê, confira!
O que é a Taxa Selic?
Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é utilizada nos empréstimos feitos entre os bancos. Além disso, também é utilizada nas aplicações realizadas pelos mesmos em títulos públicos federais.
Essa taxa é estabelecida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) e serve como uma medida para a conter a inflação do país, já que o aumento ou diminuição nos juros interferem diretamente no modo de consumo da população.
Então, você deve estar se perguntando: mas como a taxa Selic influencia na compra do meu imóvel? Vamos te explicar!
Como a Taxa Selic influencia na compra do meu imóvel?
Como dissemos anteriormente, a Selic influencia nos juros, que influencia nos preços e por aí vai. E, quando decidimos por investir em um imóvel, na maioria das vezes nos deparamos com o financiamento também. Portanto, é nesse ponto que a taxa exerce a sua influência: quanto mais baixa a Selic for, mais baixos serão os juros do seu financiamento.
Por isso, para você saber se o momento atual é ideal para investir em um imóvel financiado, basta pesquisar qual o valor da taxa Selic no momento e comparar com os últimos meses ou anos. No meio de 2020 atingimos a marca de 2% ao ano, o valor mais baixo da história do Brasil!
Portanto, quem decidiu investir em um imóvel agora, certamente fez um ótimo negócio e garantiu o seu financiamento com a menor taxa de juros de todos os tempos.
E no caso de quem paga o imóvel à vista?
Neste caso, a taxa Selic também exerce influência, mas não da mesma forma como para quem decide financiar o imóvel. Para quem decidiu comprar o imóvel à vista, é importante que esteja atento com a alta da Selic. Quando as taxas de juros se elevam, isso aumenta as chances dos preços dos imóveis caírem, por exemplo.
Dessa forma, quem faz o investimento à vista não tem a preocupação das taxas de juros do financiamento e, por isso, o cenário se mostra oposto.
Conclusão
Portanto, para que a taxa Selic exerça uma influência positiva na compra do seu imóvel, é importante decidir primeiro qual será o seu tipo de compra: à vista ou financiado. Após essa conclusão, ficará bem mais fácil analisar o cenário e saber se é o momento ideal para realizar esse tipo de investimento!