Provavelmente, desde criança você sonhou com o dia do seu casamento e já tem tudo na sua cabeça como pretende que ele aconteça, não é mesmo? Agora, você está noiva e é chegado, finalmente, o momento de colocar a mão na massa.
Uma preocupação comum é achar que por ser ao ar livre, é preciso ter mais gastos com a cerimônia e a festa dos sonhos. Mas não é bem assim! É possível ter uma festa de casamento que seja charmosa, romântica e a cara do casal e, ao mesmo tempo, econômica.
Se você tem dúvidas sobre como organizar um casamento ao ar livre, não se preocupe. No post de hoje, compartilharemos algumas dicas para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-la a preparar um evento maravilhoso e inesquecível. Confira:
Defina a data
O primeiro passo para começar a eliminar a sua insegurança de como organizar um casamento ao ar livre é definir a data. Ela será de extrema importância, pois é preciso escolher um mês em que a probabilidade de chuva e tempo ruim seja menor, além de evitar aqueles em que o calor é insuportável debaixo do sol ou em que é impossível ficar exposto ao frio.
Cuidados com o tempo
Dessa forma, os meses mais adequados são abril, setembro, outubro e novembro. Junho, apesar de frio, também é um mês em que pode acontecer a cerimônia, contanto que depois tenha um ambiente preparado para manter os convidados aquecidos.
Fevereiro, março e dezembro, por outro lado, são os meses que devem ser evitados, pois costumam ter chuvas com maior frequência.
Estabeleça o orçamento e estrutura do casamento
Após definir a data, você e seu noivo devem começar a planejar a data de maneira mais estratégica e estruturada. Por conta disso, sentem e vejam quanto vocês podem investir neste evento, estabelecendo um orçamento.
A partir do orçamento, outros pontos do casamento poderão ser definidos com mais clareza, como o número de convidados, o local da cerimônia e os gastos com decoração, música, buffet, etc.
Além disso, de acordo com a estrutura do casamento, seus gastos serão maiores ou menores. Portanto, não se esqueça de pesar os prós e os contras de fazer uma festa de arromba ou um mini wedding — tendência de casamento em que são convidados apenas os amigos mais próximos e a família, ou seja, no máximo cem pessoas.
É comum ter alguns dilemas com os pais ou os sogros que querem convidar todos os conhecidos para o casamento dos filhos, enquanto que a vontade dos noivos é um evento mais seleto e com poucas pessoas. Caso isso aconteça com você, tenha uma conversa franca e sincera. Exponha a sua vontade e explique como esse momento é importante para você e seu futuro marido.
Quais são as suas preferências? Ter uma festa grande? Poupar para fazer uma viagem de lua de mel ou para dar entrada na compra do primeiro apartamento? Sabendo a resposta para essas perguntas, você será capaz de definir com mais clareza que tamanho de festa pretende dar.
Escolha o local
Com a lista de convidados em mãos e o tamanho do casamento definido, chegou o momento de escolher o local da cerimônia. Casamentos ao ar livre podem tanto acontecer em sítios como na praia, ou até mesmo no quintal da casa da família de um dos noivos — o que ajudaria bastante para economizar.
Faça pesquisas e veja qual é o local que melhor se adequa aos seus planos. Compare o custo-benefício de diferentes espaços, confira a estrutura e tenha certeza de que ele é bom o suficiente para proporcionar momentos felizes e de qualidade a todos.
Melhores horários
Não há regra de horários para um casamento ao ar livre. Eles podem acontecer pela manhã com uma linda luz natural, ao entardecer e aproveitar o pôr do sol, e até durante a noite, com a iluminação de velas, por exemplo.
Pense apenas no seu conforto e no dos convidados antes de definir o horário da cerimônia. Dependendo do mês, casamentos antes das 16 h podem ter uma incidência de sol grande, o que pode causar certo incômodo. Já em meses mais frios, quanto mais tarde for a cerimônia, será necessário ter um ambiente fechado ou tendas para que as pessoas não sintam frio.
Independentemente do horário, casamentos ao ar livre são os queridinhos dos fotógrafos, pois proporcionam fotos lindas e incríveis que, certamente, ficarão guardadas para sempre na memória do casal — não hesite em procurar por um profissional de qualidade, analisando portfólios e considerando a indicação de amigos, pois isso contribui para que vocês não entrem em uma furada.
Dicas de decoração
Uma das principais características de um casamento ao ar livre é o ar de romantismo que ele proporciona a todas as pessoas que estão presentes na celebração. A decoração, por sinal, exerce influência direta nesta questão.
Você pode apostar nos estilos rústico e vintage, que são as tendências atuais para esse tipo de casamento. Se o local escolhido tiver árvores, por exemplo, você deve aproveitá-las como parte da decoração, colocando alguns adereços nelas — sem exageros, ok?
Dentre os itens decorativos que não costumam faltar, podemos listar luzinhas nas árvores, luminárias penduradas, velas, objetos antigos e de madeira. Quer deixar o seu casamento ainda mais personalizado e especial? Use objetos como porta-retratos antigos ou decorativos que tenham pertencido aos seus pais ou avós.
Os itens de decoração também podem ser feitos por vocês, investindo no DIY. Alguns itens decorativos muito populares em festas de casamentos atuais, como plaquinhas, guardanapos e painéis de recados dos convidados podem ser preparados com frases e brincadeiras referentes ao casal.
Já as flores, você pode tanto apostar nas da estação, pois isso influenciará no valor pago por elas, tornando-as mais baratas, como também as flores do campo que são sempre as preferidas em casamentos ao ar livre.
Agora que você já sabe como organizar um casamento ao ar livre e já pode dar início aos preparativos, que tal dar o próximo passo e começar a pensar nos benefícios de comprar um apartamento em vez de alugar? Leia este post junto ao seu noivo e confira nossas dicas!